Atualidade

Artista que criou o ‘Bambi’ morreu aos 106 anos

Tyrus Wong pode ser um nome desconhecido para a maioria das pessoas, mas quando lhe dissermos que foi o criador do ‘Bambi’, pelo menos já conhece o seu trabalho.

O artista chinês morreu aos 106 anos na noite de 30 de dezembro nos Estados Unidos da América. A informação foi avançada pelo ‘The Walt Disney Family Museum’.

“Estamos profundamente entristecidos pelo falecimento da lenda da Disney, Tyrus Wong. Tinha 106 anos. Os nossos pensamentos estão com a família Wong”, lê-se no Twitter do museu.

Nasceu em 1910 no Cantão, China. Trabalhou apenas três anos nos estúdios Walt Disney (entre 1938 e 1941), mas foram suficientes para desenhar vários esboços do rato Mickey Mouse e para desenvolver uma nova personagem (que foi divulgada ao mundo em 1942).

‘Bambi’ nasceu depois de Wong desenhar vários traços de um veado numa floresta. Essas linhas agradaram Walt Disney e tornar-se-iam num dos protagonistas mais memoráveis dos filmes de animação.

“Walt Disney viu que Tyrus (Wong) era capaz de produzir obras de arte excelentes que não necessariamente pareciam a floresta, mas se sentiam como a floresta. A visão que Walt Disney teve sobre Bambi e o uso que fez do trabalho de Tyrus ainda influencia os filmes de hoje”, realçou o museu.

Depois deste sucesso, o artista foi contratado pela produtora Warner Bros., onde colaborou na criação de dezenas de filmes como ‘Calamity Jane’ (1953), ‘Rebelde Sem Causa’ (1955), ‘Os Boinas Verdes’ (1968) e ‘A Quadrilha Selvagem’ (1969).

Em 2001, Wong foi eleito como uma “Lenda da Disney” e em 2013 os seus desenhos estiveram expostos no Walt Disney Family Museum. Em outubro de 2016, recebeu um prémio de carreira no Asian World Film Festival.

Reveja alguns desses momentos: