Atualidade

Tiroteio na Finlândia mata autarca e duas jornalistas

A presidente da Câmara da cidade de Imatra, Tiina Wilen-Jappinen, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite deste sábado.

Tudo terá acontecido numa zona de diversão nocturna, junto ao restaurante onde as três mulheres tinham jantado, pouco antes da meia-noite.

Heli Jamsen-Turkki, porta-voz da polícia, avançou que o suspeito – um residente local de 23 anos – foi detido sem mostrar resistência e que o motivo dos disparos, dados de forma aleatória, é ainda desconhecido. Segundo a mesma fonte, as vítimas foram atingidas várias vezes na cabeça e no tronco.

A imprensa finlandesa refere que a “polícia está a tratar este crime como um assassinato e não como um atentado”, embora garantam que não sabem se as motivações do suspeito para disparar uma caçadeira sobre as três mulheres foram políticas.

“De momento, parece-nos que as vítimas foram escolhidas ao acaso”, afirmou em conferência de imprensa Saku Tielinen, representante das autoridades que investigam o caso.

Uma vez que se trata de “uma cidade pequena” – Imatra é uma cidade que fica junto à fronteira com a Rússia, com cerca de 28500 habitantes – e visto que “há muitas pessoas em choque”, a polícia local decidiu criar um “centro de crise” para que os habitantes tenham apoio psicológico. “Era uma zona de diversão e estavam muitas pessoas na área”, explicou Turkki.