Saúde & bem-estar

Estudo alerta para os riscos de comer antes de dormir

O ritmo de vida atarefado que muitos de nós levamos faz com que o jantar se torne a principal refeição do dia. Contudo, e não será propriamente uma surpresa, os especialistas dizem que comer à noite, e especialmente quando essa refeição é pesada, pode não ser nada bom para o seu organismo uma vez que lhe altera os processos digestivos.

Um estudo realizado com 700 adultos e apresentado num congresso recente da Sociedade Europeia de Cardiologia analisou a relação entre as horas nas quais se consome alimentos e os efeitos no organismo.

Refere a BBC que a pesquisa concluiu que ingerir alimentos ‘tarde e más horas’ tem um impacto significativo na pressão arterial. Durante a noite, o processo fisiológico normal é a queda da pressão arterial. Porém, o estudo descobriu que 24,2% dos participantes que comeram até duas horas antes de dormir não registaram uma queda adequada da pressão sanguínea.

Segundo especialistas, consumir alimentos antes de dormir faz com que o organismo permaneça em ‘estado de alerta’,estimulando a produção de hormonas ligadas ao stress, como a adrenalina, podendo inclusivamente alterar o ritmo diário do organismo.

Ebru Ozpelit, professora de Cardiologia da Universidade de Dokuz, responsável pelo estudo refere que a vida moderna está a criar “hábitos de alimentação errados”, como saltar o pequeno-almoço e comer cada vez mais tarde (hábitos que levam a problemas como obesidade e outros problemas gástricos como o refluxo). E por isso, alerta para a importância de “definir a frequência ideal e a hora dos alimentos”.

Um outro especialista no assunto, Jamie Koufman, revela que o ideal é não comer após as 20h, ou fazer a última refeição três horas antes de ir dormir.