Atualidade

Em 2017 vai ser possível levantar dinheiro do multibanco sem cartão

A garantia é da diretora de marca da SIBS (entidade que gere a rede multibanco). No primeiro trimestre do próximo ano vai-se poder fazer levantamentos nas caixas multibanco sem cartão.

“A partir do primeiro trimestre de 2017 vamos ter o serviço disponível em qualquer multibanco”, disse Maria Antónia Saldanha, considerando a nova funcionalidade “muito simples”.

Para isso ser possível tem de se descarregar a aplicação MB WAY, associar um cartão multibanco, selecionar a tecla de levantamento e colocar o pin de segurança. É depois gerado um código de 12 dígitos que será utilizado para o levantamento de dinheiro em qualquer uma das 12 500 caixas multibanco existentes no país.

A ideia foi pensada há muito tempo pela SIBS, mas só agora será posta em prática.

“Em Portugal ainda não se tinha sentido uma real necessidade do serviço porque os portugueses estão acostumados a ter um multibanco em cada esquina e andam sempre com o cartão. Agora que os portugueses puseram multibanco no telemóvel é óbvio que querem continuar a fazer levantamentos, mas já sem cartão”, explicou a diretora.

Esta mudança pretende agradar a “nova geração da economia digital”.

ATM Express para estrangeiros
Vem aí outra novidade: a rede ATM Express, de cor laranja, destinada aos cidadãos estrangeiros.

A informação foi avançada pela SIBS durante a Web Summit, que arrancou ontem e termina quinta-feira em Lisboa.

“Um estrangeiro que se dirija a um multibanco tem uma série de operações que não precisa. Simplificámos o serviço que ele quer mais, que é levantar dinheiro. Nem lhe pergunto se quer fazer um levantamento. Só lhe pergunto quanto quer levantar”, especificou Maria Antónia Saldanha, estimando que até ao final do ano sejam instaladas 25 destas máquinas.