Saúde & bem-estar

Contracetivo masculino seria uma realidade se eles aguentassem o desconforto

As últimas notícias davam conta que estava para breve uma opção de contracetivo injetável para os homens, com 95% de eficácia. Mas o estudo internacional teve de ser agora suspenso. Tudo devido ao desconforto dos efeitos secundários que sentiam. Mas que as mulheres aguentam há muito.

Por isso está a ser aperfeiçoada a combinação de contracetivos hormonais de forma a reduzir o risco de efeitos colaterais, incluindo depressão e distúrbios de humor. Os homens sentiram ainda dor no local da injeção, dor muscular, aumento da libido e acne.

O suficiente para 20 homens terem abandonado o estudo devido aos efeitos secundários.

“O estudo descobriu que é possível ter um contracetivo hormonal para homens que reduz o risco de gravidezes não planeadas nas suas parceiras”, disse um dos autores do estudo, Mario Philip Reyes Festin, da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Genebra, na Suíça.

Foram testadas a segurança e a eficácia dos contracetivos injetáveis em 320 homens saudáveis com idade entre 18 a 45 anos. Resultado? Registou-se uma redução da contagem de esperma dentro de 24 semanas em 274 dos participantes. No total funcionou em cerca de 96% dos utilizadores contínuos, sendo que se registaram apenas quatro gestações.

“Embora as injeções tenham sido eficazes na redução da taxa de gravidez, a combinação de hormonas necessita ser estudada mais a fundo para considerar um bom equilíbrio entre eficácia e segurança“, alertou Festin.