Off the record

Rita Pereira: “O destino pode até estar traçado, mas podemos sempre desviá-lo”

É hoje um dos nomes de maior destaque na representação nacional. Com uma carreira de mais de uma década, Rita Pereira chegou às luzes da ribalta quando vestiu a pele de ‘Soraia’ na série juvenil ‘Morangos com Açucar’. Desde então, já participou em inúmeras produções da TVI.

Com um “público muito vasto, de todas as idade e etnias”, a atriz confessa que muitas vezes foi alertada para o lado efémero da fama. No entanto, nem isso a fez desistir do sonho e hoje acredita estar “numa posição favorável” nas novelas em Portugal.

Determinada, Rita tem vindo a alcançar todos os objetivos aos quais se propôs. Dona do seu próprio destino, a cara da estação de Queluz de Baixo não baixa os braços perante as adversidades e crê que “ter força de vontade e auto confiança” faz toda a diferença: “O destino pode até estar traçado, mas podemos sempre desviá-lo”.

“Sou uma pessoa de energias, que sente as energias dos outros e desde pequena que sempre gostei de transmitir confiança às outras pessoas. Acredito em mim, que consigo fazer e se não conseguir, vou com certeza tentar”, sublinha.

Rita Pereira

‘Luena’ como ponto de viragem

Desde que abraçou a carreira de atriz, “há quase quinze anos”, Rita Pereira já fez um pouco de tudo. No entanto, foi com ‘Luena’, em ‘A Única Mulher’, que sentiu ter alcançado outro nível.

“Esta personagem foi sem dúvida um marco. Deram-me mais crédito enquanto atriz”, justifica realçando a carga emocional que viveu ao longo dos 23 longos meses de gravações.

Um ponto de viragem que, embora sofrido foi sucesso garantido e fez com que o público conhecesse outras facetas da jovem. A prova disso é que, apesar de já ter despido o papel, continua a ser abordada na rua graças à sua prestação.

“Ainda olho quando dizem ‘Luena’, é inevitável. As pessoas dizem-me que não concordam com o final. Acham que depois de todas as coisas pelas quais ela passou, devia ficar feliz com o ‘Norberto’ e os filhos”, conta.

Rita Pereira Concerto Amazonia Live

Preparada para “seguir em frente”, Rita Pereira aproveita agora para renovar energias. Apaixonada por viagens, acredita que “serão várias” as que irá fazer enquanto não abraçar novos projetos.

No entanto, se pensa que a atriz está de férias desengane-se. Para além da representação, são várias as marcas pelas quais dá a cara e, por isso, continua no ativo.

Para já fica o desejo de ser desafiada para além de tudo o que já fez. “Adoraria que a TVI me desse a oportunidade de fazer comédia, é o que mais gosto e acho que até me safo”, sublinha deixando no ar o desejo de revisitar um estilo em que poucas vezes o público a viu.

Sem pretensões de voltar a ser protagonista, a atriz mantém apenas o desejo de dar vida “a personagens fortes”.

No segredo dos deuses fica, para já, a sua vida pessoal sobre a qual se escusa a quaisquer comentários, sabendo-se, porém, que a relação com Guillaume Lalung vai de vento em popa.

Rita_Pereira078-850x567