Atualidade

Prisão para hacker que roubou imagens de celebridades nuas

Em 2014 o caso deixou Hollywood em suspenso. É que um hacker invadiu as contas de email e de iCloud de várias celebridades, acedendo a fotografias e vídeos delas nuas. E houve quem divulgasse essas imagens pela internet.

O escândalo, conhecido por ‘The Fappening’, teve um mentor: Ryan Collins. O homem, de 36 anos, de Lancaster (EUA), declarou-se culpado pelo crime de pirataria informática. Assume ainda ter acedido a, pelo menos, 50 contas de iCloud e 72 de Gmail entre novembro de 2012 e setembro de 2014.

Resultado? Foi agora condenado a 18 meses de prisão. Não se sabe, porém, se terá sido ele o responsável por divulgar essas imagens pela internet. Rihanna, Gabrielle Union, Amber Heard, Vanessa Hudgens e Kate Upton foram algumas das celebridades que viram a vida íntima devassada publicamente.

O pirata informático, que fez várias vítimas, entre as quais Jennifer Lawrence e Kirsten Dunst, revelou no tribunal de Pensilvânia o esquema que montou. Enviou emails falsos que aparentavam ser da Apple ou do Google, levando as vítimas a revelar os seus dados eletrónicos, como passwords, sem o perceberem. Depois acedeu às fotografias e aos vídeos.