Lifestyle

O médico, o melhor aliado na perda de peso

Com o regresso ao trabalho, mais de 60% da população portuguesa com excesso de peso propõe-se a perdê-lo, no entanto, iniciar uma dieta sozinha pode conduzir ao fracasso. Uma dieta comporta uma série de mudanças no organismo, que mesmo que se trate de poucos quilos, é aconselhável fazê-lo sempre com o apoio de um médico.

A Dra. Sandra Marques, especialista em Medicina Interna na Clínica Lusíadas Almada, promove, nos doentes sem contraindicação, um tratamento de perda de peso em que o paciente se sente constantemente acompanhado por uma equipa multidisciplinar, que o ajuda a atingir o seu objetivo a manter os resultados alcançados: O Método PronoKal.

A Dra. Sandra Marques é médica prescritora do Método PronoKal desde 2014. Pode explicar em que consiste este tratamento e de que forma se diferencia dos restantes?
O Método Pronokal é um tratamento personalizado de perda de peso baseado numa dieta proteinada (que não é hiperproteica) e controlada por um médico. A diferença comparativamente a outros tratamentos de perda de peso é que a Pronokal oferece uma abordagem multidisciplinar ao paciente através de uma equipa formada por médicos, nutricionistas, técnicos de atividade física e especialistas em coaching. Pensamos que a obesidade e o excesso de peso são doenças crónicas com origem em vários fatores e por isso é importante uma abordagem personalizada. Além disso, com o Método Pronokal pretende-se mais do que a perda de peso: o objetivo é ajudar o doente a perder peso e a manter os resultados a longo prazo através da reeducação alimentar e da aquisição de hábitos de vida saudáveis.

Quanto dura e quantos quilos se perde?
A duração do tratamento dependerá do peso a perder e das características individuais de cada doente. O tratamento divide-se em três etapas, a primeira etapa (Ativa) permite uma perda de 80% do peso total a perder, com resultados visíveis desde o início. Na segunda etapa perde-se os restantes 20%, com a reintrodução progressiva de todos os grupos alimentares numa reeducação alimentar que será responsável por manter os resultados a longo prazo. Neste sentido, a Pronokal oferece um seguimento gratuito durante os anos posteriores à finalização do tratamento, para assegurar os bons hábitos estabelecidos e para a manutenção de um peso saudável.

Para perder peso, existe só um segredo: alimentação saudável, dormir melhor e mais exercício?
Recentes estudos mostram que um doente em tratamento com o Método Pronokal perde 3 vezes mais peso do que um doente a realizar uma dieta hipocalórica convencional. Além disso, este estudo (Estudo Prokal) revela que mais de 90% dos quilos perdidos correspondem a gordura acumulada e não a massa muscular como acontece com as dietas hipocalóricas. Um ano depois, os resultados obtidos com o Método Pronokal mantêm-se. Muitos dos meus pacientes mudaram a sua vida e conseguiram um peso saudável. Como a Carla, que em 2 meses perdeu 12 kg com o método Pronokal.

Carla, antes (à esquerda) e dois meses depois da dieta Pronokal (à direita)

Quanto custa este tratamento?
Como referi, tudo depende de muitos fatores: o peso que se tem de perder, os dias em que o paciente terá de estar na Etapa Ativa, o seu metabolismo, entre outros. Mesmo assim, não é um tratamento caro, uma vez que num caso standard, falamos de um custo aproximado de 3,50€ por refeição, incluindo os produtos e a suplementação, além de todo o apoio multidisciplinar oferecido aos pacientes (dietistas-nutricionistas, atividade física e coaching).

E se eu quiser iniciar o tratamento, como faço?
Em primeiro lugar, consultar um médico prescritor, já que o tratamento só pode ser prescrito por um médico previamente formado pelo Método PronoKal. Desta maneira é garantida a segurança do doente já que o médico conhece perfeitamente o protocolo a seguir. Eu sou uma dos mais de 4.000 médicos prescritores a nível mundial. O preenchimento do formulário disponível em www.pronokal.pt indicará qual o médico mais próximo da área de residência ou trabalho. A partir daqui, é feita uma primeira consulta médica na qual avaliamos eventuais doenças que possam ser uma contra-indicação a este tratamento e solicitamos um controlo analítico adequado complementar que permitirá iniciar o Método Pronokal em segurança.