Atualidade

Miguel Viana: um hairstylist que deslumbra na passerelle

Abriu o desfile de Júlio Torcato no Portugal Fashion e foi tão profissional que ninguém diria que não é modelo. Miguel Viana, prestigiado hairstylist português, trabalhou tantos anos nos bastidores do evento que ainda acha estranho viver a moda na passerelle. E, apesar de nunca ter sido manequim, esta sexta-feira não foi a sua primeira vez a desfilar, tendo-o feito antes duas vezes para o mesmo criador e amigo pessoal.

“Outra vez modelo. É uma delícia. Identifico-me imenso com o universo do Júlio e assim é muito mais fácil. Quando eu visto uma peça, sinto-me em casa, sinto que faz parte de mim. Hoje vesti o fato e disse: este fato é meu!”, começou por contar já depois de brilhar na Sala do Arquivo da Alfândega do Porto.

“É a terceira vez que faço um desfile para o Júlio. E encarnei o personagem. Senti-me poderoso”, descreveu Miguel Viana, sem esconder a adrenalina acicatada pelo nervosismo que rodeou a experiência. Ainda a digerir as emoções, assumiu: “Inicialmente estava mais nervoso porque não gosto de trazer pessoas muito próximas. Desta vez tinha a minha mãe e o meu pai que nunca me viram desfilar, a assistir, mas abstraí-me completamente. Nem pensei nas pessoas na sala e isso ajudou-me”.

Com alguns anos na bagagem, mostra um inegável charme. “Tem a ver com as decisões que fazemos na vida. Vou sempre atrás dos meus sonhos e estou sempre muito atento às oportunidades na vida. É a felicidade que nos deixa bem connosco próprios”, revelou, acrescendo o único truque que tem, é um tratamento estético que faz com alguma frequência, no seu espaço na Foz, no Porto.

“É um tratamento que se chama microcorrentes”, partilhou, em jeito de dica. Nunca deixa de se preocupar com o cabelo, claro, até “como exemplo”. “Pus-me ruivo em fevereiro para um trabalho para a Wella, com a qual trabalho. No verão começou a clarear e achei que resultava. Já estou a caminhar para o loiro agora”, afirmou.

jmo_6174

Para ele, a participação no Portugal Fashion, mesmo que numa outra função, é sempre um regresso a casa: “Deixei o Portugal Fashion há 9 anos! Nem me apercebi [do tempo], mas deixei de uma forma tão boa que chego aqui e nem me dá saudade. Revejo pessoas, é tão confortável estar aqui”.

Fotos: José Gageiro