Atualidade

Vencedora olímpica leva luz a aldeia do Quénia

Faith Chepng’etich pode não dizer muito aos portugueses, mas para os quenianos tem sido uma estrela. É que a atleta do Quénia ganhou a medalha de ouro nos 1500 metros nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e conseguiu levar luz à sua aldeia natal, que vive sem eletricidade há mais de 35 anos.

Tudo porque na altura em que Faith venceu a final daquela modalidade de atletismo, o país regozijou mas o pai da vencedora não conseguiu ver a prova. É que como não há luz na aldeia Ndabibit desde os anos 80 tal não foi possível.

Momentos depois da vitória, o pai da atleta, Samuel Koech Kipyegon, de 56 anos, só teve um pedido para o presidente Uhuru Kenyatta.

“Peço ao presidente para se certificar que a nossa aldeia seja servida por eletricidade de forma a poder ver a minha filha Faith a correr e a ganhar medalhas para o Quénia”, disse na altura aos jornalistas locais.

O pedido foi ouvido e concretizado, dias depois, e teve direito à visita pessoal do secretário de Estado da Energia, Charles Keter. Família e vizinhos agradeceram à jovem, através do canal de televisão do Quénia NTV, pela vitória e pela eletricidade.

Além disso, a Samsung ofereceu uma televisão à aldeia. “Eu agradeço a Deus por me dar uma filha maravilhosa que transformou nossa aldeia e rezo a Deus para que ela tenha saúde e força para ganhar mais medalhas para o Quénia”, agradeceu o pai.

Reveja aqui o momento da vitória de Faith, que o pai não conseguiu ver em direto: