Saúde & bem-estar

Tem os dentes tortos? Então é capaz de ter má postura corporal

Quem diria que ter algo torto, como os dentes, poderia afetar o equilíbrio do corpo? Pelo menos os investigadores de dois estudos científicos dizem isso.

A oclusão dentária (contacto entre os dentes de cima e os de baixo) pode estar relacionada com a postura e o equilíbrio corporal, segundo comprovaram especialistas do Departamento de Psicologia da Universidade de Barcelona, em Espanha, e da Universidade de Innsbruck, na Áustria.

Primeiro perceberam que as alterações no alinhamento dos dentes estavam “relacionadas com um controle mais fraco do equilíbrio estático”. Depois concluíram que a correção da má oclusão dentária melhorava o equilíbrio e tinha um maior impacto no controlo da postura em momentos de cansaço.

“Quando os sujeitos estavam cansados, os seus equilíbrios pioraram, tanto em condições estáveis como instáveis. Sob condições estáticas, o factor que teve o maior impacto no desequilíbrio foi a fadiga”, explicou a investigadora da Universidade de Barcelona, Sonia Julià-Sánchez.

“Em contraste, foi observada uma relação significativa entre a exaustão e a oclusão dentária sob condições de máxima instabilidade”, acrescentou.

Dadas estas evidências, os investigadores recomendam a correção da oclusão para melhorar a postura e “prevenir possíveis quedas e instabilidade devido à falta de resposta do sistema motor”.