Saúde & bem-estar

“Síndrome de Primavera”: falta de vitalidade resolve-se à mesa

Com a chegada da estação primaveril, não vêm apenas flores. Os dias mais longos trazem, além de raios de sol, cansaço, insónias, fadiga e falta de vitalidade. Estes são os principais sintomas que afetam grande parte da população com o final do Inverno. A solução? Conseguir energia através do que pomos na mesa.

Uma dieta rica em vitamina B é a resposta proposta por investigadores e nutricionistas, que encontraram num conjunto de alimentos a chave para ultrapassar a “síndrome da primavera”.

Estas vitaminas são indispensáveis para variadas funções vitais, mas tornam-se importantes sobretudo por serem uma ferramenta bastante eficaz no auxílio da libertação de hidratos de carbono, gorduras e proteínas. Este processo proporciona maior vitalidade ao corpo, já que as vitaminas do complexo B permitem extrair energia dos alimentos que ingerimos, melhoram o funcionamento do sistema nervoso e do próprio metabolismo, combatem a fadiga e ainda fortalecem o sistema imunitário e alguns órgãos, como o coração e o cérebro.

Este grupo de vitaminas é maioritariamente encontrado em produtos de origem animal: carnes, peixes, ovos e produtos lácteos. Mas estão também presente em vários vegetais, leguminosas e frutos secos, como é o caso das ervilhas, lentilhas, feijão, soja, cogumelos ou nozes. Uma das principais caraterísticas desta vitamina é a sua rápida assimilação (sobretudo quando dissolvida em água). No entanto, a sua perda é igualmente rápida e por isso são vários os especialistas que propõem a suplementação nesta altura do ano e em alguns grupos específicos de indivíduos. É o caso de desportistas, mulheres vegetarianas grávidas ou em período de amamentação e ainda pessoas que estejam a passar por um período de grande stress.

Dentro da tipologia B, as que se revelam mais importantes para o funcionamento do corpo humano são a B12 e a B6, que se traduzem também num verdadeiro antídoto para a insónia e para o bem-estar físico e psicológico. Aliás, são cada vez mais os que associam a carência destas vitaminas a estados de depressão e e distúrbios do sono. Em conjunto, as vitaminas B têm um papel fundamental no nosso estado de espírito, sendo essenciais para nos sentirmos bem.

Nesta altura do ano, que convida a passar mais tempo na rua, é importante fortalecermos o nosso físico e mental para usufruirmos da luz, cheiros e tons que a Primavera faz questão de nos oferecer.