Atualidade

Emigrante oferece estátua de Rui Patrício a Leiria

Um emigrante em França vai oferecer uma estátua de bronze de Rui Patrício a Leiria, sua cidade natal, bem como do guarda-redes da seleção. A estátua ficará pronta em março de 2017.

Esta é uma forma de Carlos Matos mostrar o seu reconhecimento e agradecimento pelo jogador e campeão europeu de futebol. “Estou em França desde 1969 e nunca senti a igualdade como agora. Sempre tive um sentimento de uma certa distância da parte do Estado português e um certo desdém por parte dos franceses. O sentimento logo a seguir ao apito final foi de igualdade”, explicou o emigrante e empresário.

Carlos Matos contactou o presidente da Câmara Municipal de Leiria, Raul Castro, para anunciar a oferta. A autarquia já tinha atribuído a medalha de ouro da cidade ao guarda-redes do Sporting e da seleção nacional.

“Talvez tenha sido a melhor coisa que aconteceu aos emigrantes, pois os portugueses debatem-se com dificuldades de interação com as comunidades onde estão inseridos e, muitas vezes, com a arrogância do outro lado. O facto de termos sido campeões europeus acabou por nos dar um estatuto de igualdade, que muitos não gostariam que tivesse acontecido”, adiantou Carlos Matos.

seleção

A estátua é também o resultado de uma aposta que fez no dia da final com o seu irmão, Vítor Matos, ex-presidente da Junta de Regueira de Pontes, em Leiria, e “amigo dos pais de Rui Patrício”.

“Quando estava a ver o jogo prometi que se Portugal fosse campeão europeu eu fazia uma estátua ao rapaz, mas nunca pensei que Portugal ganhasse, pois a equipa nunca tinha feito um bom jogo. Perdi a aposta”, confessou.

Rui Patrício foi considerado o melhor guarda-redes do Europeu de Futebol em França. A sua representação em bronze terá cerca de quatro metros de altura, e outros dois metros de base.

A estátua será esculpida por Celestino Alves, de Cantanhede, e vai imortalizar a defesa ao cabeceamento de Antoine Griezmann na final. “Terá sido esta a defesa que ajudou Portugal a garantir o título”, sublinhou Carlos Matos.

O jogador foi informado desta homenagem pelo autarca. “Ficou 30 segundos calado e mostrou estar extremamente sensibilizado”, revelou Raul Castro.