Cultura

UNESCO aprova mudança de nome do Centro Histórico do Porto

O Centro Histórico do Porto passa a designar-se Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar, alteração aprovada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“É uma proposta que a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) fez no âmbito da revisão, por proposta da Câmara de Vila Nova de Gaia, da Carta do Património Mundial”, disse hoje o presidente do Município de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, à margem da reunião extraordinária do executivo.

O autarca explicou que Vila Nova de Gaia “andava a insistir” que se justificava que houvesse uma “participação na denominação” dos elementos que não são do Porto, mas de Gaia.

“E a ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar são dois desses elementos”, sustentou.

Eduardo Vítor Rodrigues entendeu ser uma “grande evolução” ter esses dois elementos na nova designação do centro histórico.

Esta alteração já consta do sítio de internet do Centro do Património Mundial da UNESCO, tal como da DGPC.

A UNESCO refere, na sua página, que o Centro Histórico do Porto, Ponte Luiz I e Mosteiro da Serra do Pilar, com vista para o rio Douro, tem um valor universal excecional, como o tecido urbano e os seus edifícios históricos.

Já a DGPC frisa que o centro histórico é desde 1996 Património Mundial, sendo uma “riqueza monumental e paisagística”.