Saúde & bem-estar

Ter amigos magros ajuda a emagrecer

Pelo menos é o que sugere um estudo realizado pelas universidades do Texas e de Yale, nos Estados Unidos da América. Ter amigos magros ajuda a emagrecer. De acordo com a investigação, ao longo de um ano essa perda é de 0,08 de IMC (índice de massa corporal) e cerca de 300 gramas. E quantas mais pessoas magras existirem no nosso círculo mais restrito, maior é o sucesso na perda de peso.

O estudo partiu de uma pergunta: será que as amizades podem influenciar, para o bem ou para o mal, a capacidade de perder peso? A resposta é sim.

Os cientistas norte-americanos ‘fizeram a experiência’ em mais de 9300 pessoas, entre 18 e 65 anos. No fundo, a amostra teve de responder a inquéritos acerca das suas relações sociais, do seu peso, da forma como olha para a sua imagem corporal, sobre a vontade em perder peso e sobre as pessoas com quem passavam mais tempo (amigos ou familiares).

Os resultados, publicados na revista Obesity, mostram que há relação direta entre perda de peso e conviver com pessoas magras.

Ainda assim os investigadores deixam o aviso: não abdiquem dos amigos com peso a mais. Podem até incentivar-se mutuamente no processo de emagrecimento.