Atualidade

Telma Monteiro: “Fui com receio… mas fiz história pelo meu país”

A judoca portuguesa conquistou esta segunda-feira, 8, a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos que decorrem no Rio de Janeiro, no Brasil.

“Passadas mais de 24 horas”, Telma Monteiro confessa que ainda “é difícil pensar em algo para escrever” aos seus seguidores nas redes sociais. Mulher coragem, lá acabou por dar voz ao coração há instantes, nesta quarta-feira, dia 10 de agosto.

Começando pelos primeiros passos na sua bem-sucedida carreira, a judoca confessou que, quando arrancou nesta modalidade, não tinha noção do “quanto teria de treinar” nem onde “poderia chegar”. Depois, instalou-se “a paixão por este desporto”, ela cresceu e começou a fazer parte do seu ADN.

“Doze anos volvidos desde os meus primeiros Jogos Olímpicos, 11 medalhadas em Europeus e 5 em Mundiais depois, o sonho tornou-se realidade. Terminar a carreira sem a ‘tal’ medalha (olímpica) era uma possibilidade. O que não era possibilidade era desistir de trabalhar para que ela fosse uma realidade”, prosseguiu Telma Monteiro no Facebook, passando depois às emoções vividas nos tapetes do Rio.

“Trabalhei, não desisti, acreditei, tive receio, fui com receio mesmo, mas fui também com coragem. Consegui. Primeira medalha olímpica do judo feminino português. História pelo meu país. O meu país… isso era o mais importante de tudo. Não era eu, eramos nós, ali, naquele tapete da Arena Carioca 2”, escreveu ainda, partilhando por 11 milhões o mérito da sua conquista.

Telma Monteiro ainda deixou uma mensagem de agradecimento pelo carinho que recebeu de todos e outra em jeito de conselho para a vida: “Se eu consegui, tu também consegues. Não desistam de lutar por aquilo em que acreditam.”

E, a terminar a sua mensagem, não faltaram as hashtags com os “gritos de guerra”: “#euvimpraficar” e “#navidacomgarra”.