Lifestyle

Perder peso depois dos 40 anos é, de facto, mais difícil

São vários os motivos que tornam difícil a tarefa de perder peso depois dos 40: a taxa metabólica basal diminui, bem como a massa magra (músculo). A partir desta idade, as mulheres enfrentam também as mudanças hormonais características da entrada no período de pré-menopausa, que aumentam a fome e o desejo por alimentos calóricos.

Isto quer dizer que ao passar a barreira dos 40, a quantidade de calorias que necessita para enfrentar o dia-a-dia diminui, mas as mudanças hormonais levam as mulheres a querer comer mais. Como se não bastasse, a redução da massa magra também dificulta a manutenção e perda de peso, uma vez que com menos músculo, queimamos menos calorias e o organismo começa a armazenar mais gordura.

Assim é importante adaptar o estilo de vida a esta fase, uma vez que o simples facto de continuar a fazer aos 40 o que fazia aos 30 fará com que aumente o peso.

Uma alternativa que se tem revelado eficaz no combate ao excesso de peso nesta fase de vida é o Método PronoKal, um tratamento médico baseado numa dieta proteinada, de muito baixo valor calórico e normoproteica.

Através do controlo rigoroso do plano alimentar, o Método PronoKal (www.pronokal.com) utiliza os depósitos de gordura como fonte energética, num processo de cetose controlada, que permite que os pacientes percam efetivamente gordura.

Ou seja, os seus quilinhos a mais são utilizados como energia para enfrentar os desafios do seu dia-a-dia, o que permite uma perda de peso de qualidade que se traduz em resultados rápidos e significativos em áreas tão difíceis como o perímetro abdominal. Simultaneamente, a massa magra é preservada, o que não acontece em dietas de baixas calorias, que nos fazem perder tanto gordura como músculo.

Segundo a análise comparativa do estudo PROKAL (http://www.pronokal.com/media/cms_page_media/141/PROKAL_Study.pdf), os pacientes tratados com o Método PronoKal apresentaram uma perda três vezes superior à dos pacientes que realizaram uma dieta hipocalórica: em 15 dias regista-se uma perda de 5 quilos, sendo que 14 quilos é o expectável ao fim de dois meses com a dieta proteinada e, aos 12 meses, os pacientes perdem cerca de 20 quilos face aos 7 quilos alcançados com a regular dieta hipocalórica.

Os resultados deste estudo apresentam também uma nova visão sobre a abordagem do excesso de peso e obesidade, ao comprovar que uma perda de peso rápida traz benefícios para a saúde, quebrando assim o mito de que perder peso rapidamente se mostra ineficaz a longo prazo.

Este é um tratamento médico, pelo que para realizá-lo, terá de consultar um médico, contando ainda com a ajuda de uma equipa multidisciplinar que orientará durante todo o processo (www.pronokal.pt). Perder peso a partir dos 40 anos é possível. Não se conforme.