Atualidade

Moniz Pereira homenageado em memorial interativo

31 de julho de 2016 é uma data que ficará marcada na história do Atletismo pelo falecimento do “Senhor Atletismo”. Aos 95 anos, o Professor Moniz Pereira deixa Portugal mais triste. Em contrapartida, o seu legado, jamais será esquecido.

Durante a sua vida foi um “fazedor de campeões” – exemplos disso são os casos de Carlos Lopes, Fernando Mamede e os irmãos Castro – o antigo responsável da secção de atletismo do Sporting não era só um homem de desporto, era também um homem de cultura e do povo.

Para honrar a sua memória e homenagear a sua obra, a Federação Portuguesa de Atletismo criou o “Memorial do Senhor Atletismo”. A ideia é que todos os portugueses possam partilhar – de forma interativa – histórias, imagens ou curiosidades sobre Moniz Pereira.

Para isso, basta preencher um formulário onde deve ser inserida uma imagem, um título com o ano em que aconteceu, a localização e um breve texto.

O memorial já guarda algumas recordações do atleta. Por exemplo, em 1977, quando se sagrou campeão do Mundo de Veteranos de Salto em Comprimento e Triplo Salto em Gotemburgo, na Suécia; ou em 1984, quando foi condecorado pelo então presidente da República, Mário Soares, junto com parte da comitiva dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

Mas também a iniciação à patinagem enquanto jovem, no Parque Valenças, em Sintra; ou uma memória mais antiga do professor, de um passeio de triciclo no Parque Dom Carlos I, em 1926. “Uma vez apanhei um grande susto. Estava no parque a passear de triciclo, quando pela aparelhagem sonora foi anunciado que um dos touros que havia chegado para a tourada dessa noite se havia tresmalhado…”

Mário Moniz Pereira morreu este domingo, com 95 anos. O funeral realiza-se esta terça-feira, às 16h00, no cemitério do Alto S. João.