Atualidade

Cerimónia de Abertura dos Jogos Olímpicos recheada de história, beleza e samba

Para quem tinha receio de um evento organizado pelo Brasil em altura de crise política e económica, nada melhor do que ser surpreendido por cor, alegria e, claro, samba no pé.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro decorreu na madrugada deste sábado (hora portuguesa) e encheu os televisores de todo o mundo do verdadeiro espírito brasileiro. Ainda houve referência à história deixada pelos antecedentes portugueses e de outras nações que contribuíram para a multiculturalidade do país.

A celebração da paz e da defesa do meio ambiente, partindo do exemplo da Floresta Amazónica, foi outra tónica do evento. Depois do desfile dos milhares de atletas das 207 delegações no Estádio do Maracanã, cada um deles colocava uma semente de árvores nativas do Brasil nas torres de espelhos espalhadas pelo recinto. As sementes serão depois transferidas para o parque radical do Deodoro, um legado para o Rio de Janeiro, onde vai nascer a Floresta dos Atletas.

Gisele Bundchen desfilou ao som de ‘A Garota de Ipanema’, o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, foi muito vaiado pelo público quando declarava abertos os Jogos Olímpicos e os atletas misturaram-se no palco da cerimónia, sem qualquer separação.

Veja aqui as imagens do filme da cerimónia de abertura: