Lifestyle

Rio 2016: Portugueses são os mais interessados logo a seguir aos ingleses

Na Europa, os portugueses são os que mais pesquisam pelo Brasil neste momento – à frente de franceses ou espanhóis -, sendo apenas ultrapassados pelos ingleses. A conclusão é do mais recente estudo do motor de busca de hotéis trivago, que analisou o comportamento dos utilizadores na procura de alojamento entre os dias 5 e 21 de agosto, período dos Jogos Olímpicos.

Argentinos, ingleses e americanos são os que, em termos absolutos, mais pesquisam pelo Brasil durante o período dos Jogos Olímpicos.

Em termos relativos, e olhando para o número total de pesquisas efetuadas por cada país, os uruguaios revelam a maior percentagem de interesse pelo Brasil (18%). Seguem-se os argentinos (14%), chilenos (9%), peruanos (5%) e colombianos (3%).

Analisando apenas os países da Europa, só os ingleses revelam mais interesse no evento desportivo que os portugueses. Franceses, alemães, italianos e espanhóis revelam um interesse relativo inferior aos portugueses, ainda que a nível absoluto façam mais pesquisas pelo Brasil durante o período da competição.

2url

Os Jogos Olímpicos tiveram um impacto visível tanto na procura, como nos preços hoteleiros. O preço médio por quarto duplo no Rio de Janeiro atinge o seu pico no dia 13 de agosto, sábado, com a média a fixar-se nos 314 euros – nesta que é noite anterior à final dos 100 m de atletismo, uma das provas mais esperadas em todas as edições dos Jogos.

O dia inaugural e de encerramento da competição são as duas datas em que os preços registam o seu valor mais baixo (respetivamente, 253 e 250 euros).

Por sua vez, o período mais procurado por viajantes de todo o mundo é entre os dias 12 e 14 de agosto, quando ocorrem as provas do atletismo. A segunda altura mais popular, de acordo com o motor de busca, é entre os dias 5 e 7 de agosto – início da competição -, seguindo-se o período entre 19 e 21 de agosto, que marca o final dos Jogos.

O mesmo estudo indica ainda que relativamente à ocupação no Rio de Janeiro para o período dos Jogos Olímpicos – entre os dias 5 e 21 de agosto –, a cidade está já com 95,5% da sua lotação reservada. Assim, e de acordo com a informação extraída no dia 7 de julho, a cidade tem apenas 4,5% dos seus hotéis disponíveis para o período da competição.

Fotografias: Fernando Maia/ Riotu e Hilton Barra Rio De Janeiro