Atualidade

Jornal alemão acusa seleção francesa de doping… com cafeína

O Europeu de Futebol já acabou há quatro dias mas continua a dar que falar. Agora, e para variar um pouco, não é apenas a vitória de Portugal que é contestada. Também a chegada da seleção francesa à final foi criticada pelos seus rivais alemães, com quem disputaram a meia-final.

Pelo menos é o que o jornal alemão Bild vem agora sugerir. De acordo com o jornal, a Alemanha só perdeu (2-0) porque os jogadores franceses recorreram ao doping. A acusação é já de si surpreendente, até porque não estamos a falar de uma modalidade onde o doping seja prática habitual para atingir os resultados, mas o Bild vai mais longe.

Através de uma reportagem, publicada ontem, o jornal alemão mostra o culpado: uma embalagem de Guronsan que estava no balneário usado pela equipa francesa no Vélodrome de Marselha. O motivo? A cafeína que tem.

De facto, o medicamento – que é português – apresenta-se como “desintoxicante do organismo que promove um efeito revitalizador e estimulante na recuperação física”, tendo cafeína na sua composição. Mas a cafeína não é uma substância proibida nem consta como tal na lista da AMA (Agência Mundial Antidopagem).

Não foi assim com esta explicação científica que os atuais campeões mundiais de futebol conseguiram ainda justificar a derrota. Desenvolvido para curar as ressacas, é caso para dizer aos alemães: um Guronsan e isso passa.