Atualidade

Éder: “Pensei em acabar com a minha vida”

É o jogador do momento. Éder marcou o golo que deu a primeira Taça da Europa à seleção nacional e calou todos os portugueses que criticavam a sua falta de pontaria. Agora são conhecidos mais pormenores sobre os momentos difíceis da sua vida. O avançado revelou que chegou a pensar em suicídio.

“Pensei em acabar com a minha vida. Achei que estava a atrapalhar, até a mim mesmo”, disse Éder na entrevista que deu a Daniel Oliveira no programa da SIC ‘Alta Definição’ e que foi exibida este sábado.

O jogador, que alinha pelo clube francês Lille, contou que foi graças à ajuda da sua amiga e mental coach, Susana Torres, que aprendeu a superar as adversidades. “Nós é que controlamos a nossa vida. A partir do momento em que percebi isso, comecei a encarar melhor a vida. O resultado vai depender de mim”, garantiu.

A ajuda da profissional também foi preciosa no decorrer do campeonato europeu de futebol, do qual saiu como o herói nacional. “A Susana acompanhou-me no Europeu. Fizemos exercícios para controlar a respiração, a ansiedade. Essas pequenas coisas fizeram uma diferença enorme”, adiantou Éder.

O jogador revelou ainda segredos dos bastidores da equipa das quinas em França. “O José Fonte era o DJ do balneário. O Cédric é o mais vaidoso, fica muito tempo com o secador e a olhar para o cabelo. O Raphael é o mais calado e é preciso que falemos com ele para ele falar. O Pepe é o mais tranquilo”, enumerou.

Em relação ao golo da vitória, Éder dedicou-o a todas as pessoas que acreditaram em si, amigos, família, a quem cresceu com ele no lar de acolhimento em Coimbra – onde ficou alguns anos depois de ter vindo da Guiné-Bissau com os pais-, e aos treinadores. “A Paulo Bento, que apostou em mim na seleção, e ao Fernando Santos”, especificou.

À mesma hora em que foi transmitida a entrevista, o avançado lembrou duas frases que disse na entrevista (“Vai correr tudo bem… Vai correr lindamente…”) e publicou uma foto das suas férias em conjunto com o colega da seleção nacional, William Carvalho.

Éder e William Carvalho

Momentos antes tinha colocado uma fotomontagem com Eusébio. “Modelagem… Uma técnica de PNL (Programação NeuroLinguística) Respeito e admiração”, escreveu como legenda das imagens, onde as duas estrelas de Portugal aparecem a rematar.

Eusébio e Éder