Atualidade

Cem personalidades doam calças de ganga para leilão solidário

Cem personalidades ligadas às artes doaram calças de ganga para um leilão organizado pelo portal Catawiki, cuja receita reverterá a favor das operações com refugiados do Comité Internacional de Resgate.

Em comunicado enviado às redações, na lista das 100 celebridades estão nomes como os atores Benicio Del Toro e Jeremy Irons, os cineastas Woody Allen e Pedro Almodóvar, os músicos Elton John, Mick Jagger e Tom Waits, ou as modelos Naomi Campbell e Claudia Schiffer.

O leilão solidário ‘Jeans for Refugees’ (‘Calças de ganga para refugiados’, em português) junta as várias personalidades ao designer de moda Johny Dar, que transformou as peças de roupa em coleção artística.

O leilão começa hoje, com 15 calças de ganga, que pertencem a Sharon Stone, Pink, Elle Macpherson, Emma Watson, Lily Allen, Eva Longoria, Heather Graham, Kate Moss, Joan Smalls, Alicia Vikander, Sofia Coppola, Rachel McAdams, Zoe Saldana, Tal e Jessica Hart.

moss

Os restantes pares de calças poderão ser licitados ao longo dos próximos 100 dias. A iniciativa “Jeans for Refugees” culminará numa exposição, na galeria londrina Saatchi, e num jantar de gala, em data a anunciar.

Johny Dar irá também pintar um conjunto de calças de ganga, ao longo de dez dias ininterruptos, num campo de refugiados, “com o propósito de destacar a resistência e a determinação necessárias aos milhões de refugiados que anseiam por completar a sua viagem e cumprir o sonho comum de um novo lar e um novo começo”, segundo a nota.

“A crise dos refugiados tem-nos impactado a todos, mexe connosco e preocupa-nos”, sublinha Johny Dar, citado no comunicado.

Segundo a agência de comunicação Corpcom, responsável pela divulgação da iniciativa em Portugal, o projeto poderá levar a um lucro capaz de ultrapassar o milhão de euros, já que cada par de calças tem um valor médio estimado de dez mil euros.

O Comité Internacional de Resgate (International Rescue Committee), criado em 1933 para reconstruir zonas de guerra e ajudar refugiados em mais de 40 países, apoia milhões de pessoas em todo o mundo, desde o momento em que são forçadas a abandonar as suas casas à reinstalação e integração nos países de acolhimento.