Atualidade

São João com fogo ao ritmo do rock e muita sardinha para saborear

Esta quinta-feira o trânsito para e o povo sai à rua para celebrar a noite mais longa e iluminada do ano no Porto. O São João marca o calendário e, entre outras atrações o fogo-de-artifício continua a ser o ponto alto da celebração.

“As Lendas do Rock” dão o mote ao espetáculo piromusical, organizado em parecia pelas autarquias do Porto e de Gaia, este ano a cargo da Luso Pirotecnia. Durante 16 minutos, a Ponte D.Luiz I servirá de cenário “uma viagem por alguns dos mais famosos temas do rock mundial e português”, antecipou a Porto Lazer.

O tema “Thundertruck” dos AC/DC abre um guião que se encerrará com “A minha casinha” dos portugueses Xutos & Pontapés que, a partir da uma da manhã, vão agitar, em carne e osso, a Avenida dos Aliados.

O primeiro-ministro, António Costa, será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, a partir das 19h00 e a comitiva seguirá, depois, para a zona da beira-rio, onde haverá um curto percurso a pé até ao tabuleiro inferior da ponte Luís I, para os habituais cumprimentos ao presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e ao presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

A folia liga as ribeiras portuense e gaiense, estendendo-se às Fontainhas, Campanhã, Miragaia, Lordelo do Ouro, Nevogilde, Boavista e promete terminar na Foz, entre marteladas, manjericos, alho porro e cidreira a reinar.

A sardinha (entre 1,30 a 1,50 euro a unidade) quer-se a pingar no pão, com o caldo verde a acompanhar, numa noite sem desigualdade, com pobre e rico a saltar fogueiras sem hora para regressar a casa.

13521768_10207129269979123_1505226428_n