Atualidade

Rainha Letizia presta homenagem à emérita Sofia

Não é normal partilharem agenda, mas desta vez Letizia e Sofia de Espanha estiveram juntas esta terça-feira, 22 de junho, na cerimónia de comemoração do aniversário da Fundação de Ajuda aos Toxicodependentes (FAD), da qual a rainha emérita foi presidente de honra durante 30 anos.

Ambas sorridentes, a mulher de Filipe e a sua sogra participaram no ato oficial que aconteceu na Casa Real dos Correios de Madrid, sede do Governo Regional, onde mostraram a grande cumplicidade que as une.

Durante a sua intervenção, Letizia prestou homenagem à sogra salientando o “bom coração da rainha Sofia, uma referência na luta contra o vício das drogas” e agradeceu a entrega de Sofia à causa, especialmente no inicio da constituição da FAD “nos anos 80, num momento em que a sociedade espanhola sofria com os efeitos do grande consumo de heroína pelos jovens”.

A rainha de Espanha aproveitou ainda o discurso para revelar “um segredo” da sua antecessora.

Segundo recordou Letizia, Sofia confidenciou-lhe o carinho que tinha pela FAD: “Com essa forma que ela tem de falar, muito doce, verdadeira e sempre tão correta, ela (Sofia) sublinhou-me durante uma conversa que de todas as instituições que merecem o nosso apoio, a FAD era a causa que abraçava com maior satisfação”.

Para terminar, num momento de grande comoção, a rainha entregou à mãe de Filipe uma lembrança pelos seus 30 anos à frente da organização, um lugar herdado agora por Letizia.