Cultura

Em Guimarães as passadeiras serão linhas para escritos de vários autores

Frases da autoria de escritores portugueses vão ser gravadas nas passadeiras para peões de Guimarães ao abrigo do projeto “Guimarães Passo a Passo”, integrado nas comemorações do nascimento do escritor Raul Brandão.

Em comunicado enviado hoje às redações, a Câmara Municipal de Guimarães explica que aquele projeto abrange 10 passadeiras no centro da cidade, sendo que a primeira será gravada na quarta-feira com uma frase de Brandão, nascido há 150 anos na freguesia vimaranense de Nespereira.

Além dos escritos daquele autor, as passadeiras de Guimarães serão gravadas com palavras de Ramalho Ortigão, Eça de Queirós, Antero de Quental, Almeida Garrett, Júlio Dinis, Alexandre Herculano, Fialho de Almeida e Teixeira de Pascoais.

Esta é uma iniciativa que pretende convidar “o público para de uma forma original, ler e a conhecer frases emblemáticas de diferentes autores de literatura, com especial enfoque para Raul Brandão”, adianta a autarquia.

‘Guimarães Passo a Passo’ vai contemplar as passadeiras na avenida Conde de Margaride, avenida de Londres e alameda Dr. Mariano Felgueiras, numa primeira fase. Depois serao contempladas as do percurso estabelecido entre a Escola Secundária Martins Sarmento e a Escola EB2,3 João de Meira.