Atualidade

Atriz Emma Watson citada nos “Panama Papers”

A atriz Emma Watson, conhecida por interpretar “Hermione” em “Harry Potter”, é a mais recente celebridade a aparecer na lista dos famosos “Panama Papers”.

De acordo com o jornal britânico “Telegraph”, a britânica de 26 anos utilizou uma offshore nas Ilhas Virgens para comprar uma casa que avaliada em vários milhões de euros.

Emma, que está atualmente a fazer uma pausa na sua carreira como atriz para se dedicar à causa feminista, comprou o imóvel em Londres em 2013, um mês depois da criação da empresa no paraíso fiscal.

Questionada sobre a polémica, a assessoria da atriz afirmou à revista britânica “The Spectator” que Watson abriu a empresa “para garantir o anonimato e a privacidade” de seus dados. “Ela (Emma) não recebe absolutamente nenhum imposto ou vantagens monetárias com essa empresa offshore, somente privacidade”, afirmou um de seus porta-vozes.

A conta no exterior da atriz veio à tona entre tantos outros dados coletados pelo Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), publicados na internet esta semana.

As informações provêm de vários documentos de quase quatro décadas do escritório de advocacia de Mossack Fonseca, especializado em criar e gerir empresas em paraísos fiscais.

Entre os nomes citados pela investigação e que vieram a público pela primeira vez em abril deste ano, estão políticos, desportistas e várias celebridades.

A divulgação destas informações levou à abertura de várias investigações um pouco por todo o mundo resultaram, inclusivamente, na demissão do primeiro-ministro islandês e de um ministro espanhol.