Saúde & bem-estar

Sabia que beber refrigerantes acelera o envelhecimento?

Segundo um estudo publicado no American Journal of Public Health, beber refrigerantes ricos em açúcar diariamente pode acelerar o envelhecimento tanto quanto fumar.

Cientistas da Universidade da Califórnia em São Francisco descobriram que o consumo desse tipo de bebida aumenta a velocidade com a qual as células envelhecem. A pesquisa mostrou que indivíduos que bebiam o equivalente a duas latas de refrigerante de cola por dia tiveram mudanças no DNA que tornaram as células 4,6 anos mais velhas do que realmente eram.

A análise de milhares de amostras de DNA mostrou que pessoas que ingerem a bebida regularmente apresentam telómeros mais curtos do que as que não têm esse hábito. Essas estruturas, encontradas nas extremidades dos cromossomas, protegem o material genético e são um indicador de saúde. Telómeros mais curtos do que a média são vistos como um sinal de doenças e morte prematura.

À medida que o envelhecimento avança, os telómeros ficam cada vez mais curtos, o que danifica o DNA e eleva as chances de doenças relacionadas com a idade, como Alzheimer, diabetes e doenças cardíacas.