Televisão

“Livra-te do medo, por Zeca Afonso” estreia hoje na RTP1

No dia em que se comemora a liberdade, chega à RTP (pelas 23h00) um documentário intimista. Conversas gravadas entre o jornalista José António Salvador e Zeca Afonso, que lhe darão a conhecer melhor o homem por trás do artista.

Este documentário baseia-se em cinco horas e vinte minutos de conversas gravadas entre o jornalista José António Salvador (autor/realizador) e Zeca Afonso, entre maio e novembro de 1983.

“Livra-te do Medo, por Zeca Afonso” assenta na sua atividade artística, sem ignorar o ambiente histórico-político, que enquadrou a sua evolução estética. Na primeira pessoa conta-nos o seu trajeto musical começando pelo fado de Coimbra. A primeira rutura com o fado tradicional Coimbrão surge quando faz o Menino do Bairro Negro, inspirado no Bairro da Ribeira, no Porto.

A colaboração de Zélia Afonso foi essencial, a viúva do cantor cedeu originais e manuscritos e autorizou a consulta dos arquivos da PIDE referentes a Zeca Afonso depositados na Torre do Tombo, alguns dos quais serão revelados neste documentário.

É em Moçambique que se acentua a perseguição da PIDE e da censura à sua atividade como poeta e cantor, a ponto de ser expulso do ensino oficial após o seu regresso à metrópole em 1967.

Impedido de dar aulas, ele dedica-se mais continuadamente à gravação de discos e sessões de canto, apesar das diversas proibições a que os seus espetáculos foram sujeitos e discos apreendidos. Até que chegou o 25 de Abril de 1974.

O documentário prossegue com Zeca Afonso a descrever a sua participação no PREC e termina com a canção Utopia, que constitui o seu testamento estético-artístico e político.