Atualidade

José Fidalgo: “Devemos sempre abraçar causas que nos tocam”

Fernando Pinho, responsável do “Projeto Amélia”, criou a organização que dá o mote à iniciativa depois de “em 2013”, com o nascimento da sua filha ter “equacionado como queria passar o resto da vida”. Com experiência na área da aviação e contacto com o universo oncológico infantil, pôs mãos à obra com o objectivo de “transportar equipas de médicos a zonas atingidas por desastres naturais, oferecer voos a crianças com cancro e disponibilizar um avião que consiga aterrar em terra batida”, nomeadamente na zona do Myanmar onde, por ano, existem 3000 casos de cancro infantil e onde “apenas dez por cento chegam ao hospital”, ou seja “cerca de 2700 crianças acabam por morrer em sofrimento”.

Tocado pela causa, José Fidalgo não pensou duas vezes quando o convite aconteceu e, por isso, no dia 30 de Março rumou ao Aeroporto da Portela para uma “maratona de 24 horas” onde a sua missão passa por “dar a conhecer o projeto e fazer as pessoas perceber que com apenas 25 euros uma criança pode ser salva”: “Devemos sempre abraçar causas que nos tocam, esta chegou-me numa altura em que fez todo o sentido, além de se tratar de um universo infantil – as crianças são o nosso futuro. Estou aqui para usar o reconhecimento que tenho em prol de algo em que acredito”.

Ainda que não possa abraçar todas as causas, o ator sublinha que “se cada um fizer um pouco, a diferença será grande”.

Assim, o ator marca o arranque de uma campanha que terá a duração de 24 dias. “Até ao dia 23 de Abril, o Projeto Amélia, em parceria com a World Child Cancer, estará no aeroporto na tentativa de divulgar a causa e para isso contará com algumas figuras públicas”, explica Fernando Pinho.

Fernando Pinho, responsável do “Projeto Amélia” como ator josé Fidalgo
Fernando Pinho, responsável do “Projeto Amélia” como ator josé Fidalgo

Finda a iniciativa, e apurado o valor dos donativos – “o objectivo são 45 mil euros, valor do aluguer de um avião que vai servir para transportar mil crianças num mês ao único hospital pediátrico da Birmânia” – a equipa volta ao Myanmar “no Verão para reunir e fechar o plano” e posteriormente “em outubro já com o avião e as equipas”.
Numa tentativa de “fazer a ponte de esperança” que cada uma dessas crianças precisa “para chegar ao hospital e, principalmente, ter uma oportunidade para se salvarem”, a ONG (Organização Não Governamental) tem, online, (através do sitio: www.projetoamelia.org) uma plataforma específica para donativos com quatro modalidades.

Para Fidalgo este é “um grito de alerta” que, apesar de ficar a dever horas à cama, “faz todo o sentido”. Afinal, “quem nunca fez uma direta?”.

Depois do ator, sabe-se que nomes como Sofia Nicholson, Liliana Campos, Fernando Alvim, Sofia Escobar, Sofia Arruda e Fernando Eusébio já confirmaram a estadia no aeroporto.

jose_fidalgo

Fotos: Alexandra Martins Do Vale