Saúde & bem-estar

Esgotamento profissional: Sinais de que chegou ao ponto de rutura

Alguma vez se viu na eminência de colocar um ponto final, imposto pelo seu corpo e mente, no seu trabalho? Um cansaço devastador traduzido na falta de energia combatido pelo modo “piloto automático”?

Esse estado de inércia e desmotivação tem um nome: Síndrome de Burnout, ou esgotamento profissional e decorre de um stress prolongado no espaço laboral. Conheça os sinais (apresentados por Stephanie Sarkis, terapeuta e professora da Florida Atlantic University) e perceba se chegou, ou não, a um ponto de rutura.

Acorda de manhã exausto ou nauseado
É muito importante prestar atenção aos sinais que o seu corpo vai dando. A exaustão pode ser sintoma de várias doenças: de anemia a distúrbios da tiróide. Na dúvida, consulte um médico. Se for stress, procure desacelerar o ritmo fazendo uma coisa de cada vez.

Tem comportamentos que não têm nada a ver consigo
Outro dos sinais de que as coisas não estão bem é quando começa a ter atitudes que não têm nada a ver com a sua personalidade. Por exemplo, começa a reclamar com os outros quando eles não têm culpa nenhuma do que passa, quando normalmente é uma pessoa calma; passou a não dar importância a determinados assuntos que têm de ser resolvidos com urgência, quando antigamente era a primeira pessoa a tratar destas questões.

Familiares e amigos começam a perceber que “algo não está bem”
Por vezes, é mais fácil pessoas próximas perceberem que se passa algo de errado do que o próprio. Quando há mudanças nos seus comportamentos diários, é conveniente consultar um médico, pois pode estar com uma depressão, ansiosa, ou até mesmo com problemas da tiróide.

Quando tenta pensar em algo que o motiva, não se lembra de nada
Quando se sente sem qualquer esperança, com a sensação de que nada o motiva, isso pode ser um sinal de depressão. O ideal será consultar um especialista para saber o que de facto se passa.

Agora que já conhece alguns indícios que está numa “luta acesa com o seu trabalho”, procure contrariar o síndrome de Burnout fazendo uma avaliação sobre os prós e os contras da sua posição laboral e abandonando o lema “o meu nome é trabalho”. Descubra novos hábitos que sejam fonte de prazer e restabeleça objetivos capazes de contrariar o seu estado.