Atualidade

Cinco dias de festa marcam o 70º aniversário do rei Carlos Gustavo da Suécia

O rei sueco Carlos Gustavo completa hoje, 30 de abril, 70 primaveras.

Como é habitual, uma série de festividades estão planeadas para comemorar a efeméride. Banquetes, paradas militares nas ruas e salvas de canhão são alguns dos momentos dados como oficiais para marcar este dia tão importante para a realeza sueca, e que contarão com a presença de ilustres convidados e membros de todas as casas reais europeias.

No entanto, e como é tradição, o rei Carlos Gustavo deu inicio às celebrações no dia 25 de abril. Ou seja, os cinco dias que antecederam a data de nascimento do soberano, foram literalmente de festa.

Entre recepções aos súbditos e momentos musicais, foram várias as formas do povo e a própria família mostrar o apreço que tem pelo seu rei que aproveitou a ocasião para realizar novos retratos oficiais com a sua esposa, a rainha Sílvia.

Ontem o dia ficou marcado por um concerto de homenagem a Carlos Gustavo no Nordic Museum. Quem não deixou de marcar presença foram, claro, os filhos do monarca. Vitória e Madalena acompanhadas dos maridos, Daniel e Chris O’Neill, respetivamente, e o príncipe Carlos Filipe que chegou sozinho por força do nascimento do seu primeiro filho (a 19 de abril), Alexandre, que ficou com a mãe, a princesa Sofia.

Veja algumas imagens dos cinco dias de festejo da realeza sueca por ordem do 70º aniversário do rei Carlos Gustavo.