Lifestyle

Bandeira Azul hasteada em 314 praias e 17 marinas portuguesas

É um registo recorde em solo nacional. A bandeira que confere qualidade às diversas zonas balneares atingiu a sua 30.ª edição e, em Portugal, não faltam motivos para celebrar.

Este ano, a Bandeira Azul estará presente em 314 praias portuguesas, mais 15 do que em 2015. Esta foi, de resto, a primeira vez que o nosso país ultrapassou as três dezenas de atribuições. Contas feitas, este número “representa aproximadamente 55% das praias” nacionais que estão oficialmente reconhecidas, conforme destacou o presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, José Archer.

O número de marinas nacionais com Bandeira Azul também aumentou este ano, perfazendo um total de 17, ou seja, mais duas do que em 2015.

Portugal fica, assim, no topo da Europa. Com as referidas 314 bandeiras, o nosso país foi o quinto do Velho Continente mais galardoado em termos de valores brutos, tendo sido apenas superado por Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379).

Pormenorizando, a Bandeira Azul estará presente em 292 praias costeiras e 22 fluviais. O Algarve continua a ser a região com mais galardões, num total de 88 praias (mais três do que em 2015). O Norte, por seu lado, contará com 69 bandeiras (mais quatro), o Centro com 32 (mais cinco), junto ao Tejo serão 52 (menos duas) e o Alentejo 27 (mais uma). Nas ilhas, a Madeira ganhou mais uma distinção em relação ao ano passado, perfazendo um total de 12, e os Açores atingiu as 34 bandeiras (mais três).

Ora, como Portugal foi classificado pelo Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido como um dos países europeus de menor risco de ataques terroristas, não faltam agora sítios para portugueses e turistas aproveitarem o calor do verão da melhor forma.

Praia de São Martinho do Porto recuperou a Bandeira Azul
Praia de São Martinho do Porto recuperou a Bandeira Azul