Cultura

1º Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa acontece em Aveiro

Na semana que antecede a comemoração do primeiro Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa (celebrado a 29 de maio), a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal propõe-se a falar de gastronomia por todo o país, com dinâmicas interativas e expositivas, que prometem surpreender pela sua original e genuinidade.

Com Aveiro como pano de fundo, estão previsto que os agentes comerciais decorem as suas montras com temáticas relacionadas com a gastronomia vestindo a cidade de côr.

Os restaurantes, agentes fundamentais na celebração, desempenham um papel único na representação da diversidade dos melhores sabores portugueses destacando um prato típico português, ou uma reinterpretação da uma receita tradicional, com um preço especial.

Um vinil colado na montra permite identificar a ligação ao Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa.

Para marcar a efeméride a cidade irá ganhar outra luz com candeeiros repletos de bandeirolas que comunicam o Dia.

As árvores da cidade, sobretudo as que estão próximas dos espaços onde decorrem as ações, vestem-se de elementos tradicionais ligados à gastronomia e envergam textos de grandes nomes da nossa literatura, partilhando histórias intemporais com quem por ali vai passando. Estão ainda previstos showcookings e degustações várias.

Para finalizar, no dia 29, durante o evento, elementos simbólicos continuam a dar sabor ao dia. Lenços com a imagem do Dia a serem distribuídos pelos produtores que estão a vender no mercado, a outros participantes e a todos os visitantes.