Lifestyle

Sugestões: Fim de semana à borla

Divirta-se este fim de semana com as sugestões da Move Notícias e sem ter que gastar um cêntimo.

Jazz nos Aliados
O Porta-Jazz – agora com casa na AV. Espaço Montepio, também na Avenida dos Aliados, tem os seus habituais espetáculos de sábado à tarde, sempre marcados para as 19h00. Hoje, a música está a cargo do quarteto, formado pelos portugueses José Pedro Coelho (saxofone tenor), Hugo Raro (piano), Filipe Teixeira (contrabaixo) e José Marrucho (bateria). O fim de semana termina com nova iniciativa, a Porta-Aberta, através da qual a Porta-jazz irá ceder o seu palco aos alunos das escolas de jazz. Para começar, a porta vai-se abrir para os estudantes da Academia Valentim de Carvalho, no domingo, às 18h00, apresentam-se os Combos de Jazz e Orquestra.

Street Fest no Martim Moniz
Dia 5 e 6 de março, a Praça do Martim Moniz abre portas à 2ª Edição do Street Fest, associado ao Mercado de Fusão e com parceria da NCS, produtora do Outjazz. O Street Fest invade a praça com um conceito de Street Food, com sabores para todos os gostos, da comida oriental, ao green food até aos típicos doces portugueses. As portas do Street Fest estão abertas entre as 12h00 e as 22h00.

Semana das Camélias no Porto
No fim de semana, a Casa de Serralves acolhe a XXI Exposição de Camélias do Porto, sob o tema “Porto aberto ao mundo. Desafios do Século XXI na Exposição XXI”, o certame voltará a eleger a “Melhor Camélia” e a “Melhor Camélia de Origem Portuguesa”, mas também, e pela primeira vez, a “Melhor Decoração de Mesa” e o “Melhor Arranjo Floral”. O programa da exposição inclui ainda uma Mostra de Trabalhos Escolares, o Mercado da Camélia, assim como várias oficinas em torno da camélia, performances no exterior e um Teatro de Sombras Japonesas na capela da Casa de Serralves. Segue-se uma semana intensa de programação dedicada à flor do Porto, com mais de 40 atividades espalhadas por toda a cidade.

Pelos Caminhos da História da Arte
Aos domingos, nos dias 6, 13, 20 e 27 de março, há oficinas para pequenos e grandes das 15h30 às 17h30. Observar, dizer, explorar pinturas de paisagem e transformá-las; Analisar as transformações operadas e compará-las com outras pinturas da História da Arte; Explorar o conceito de “Paisagem”, pintar uma paisagem e falar sobre ela; Selecionar e criar uma colecção de pintura de paisagem ou fazer uma visita a um museu fazem parte da programação desta oficina, para a qual se recomenda a participação nas quatro sessões. As inscrições podem ser feitas através do email: [email protected]

Serralves em Macro II
Ver o Parque de Serralves para além do que naturalmente se consegue observar a olho nu é a proposta da exposição Parque em Macro II, para ver em Serralves de terça a domingo a partir das 10h00, até dia 5 de junho. A macrofotografia, que tem o propósito de captar detalhes de pequenos objetos ou de pequenos seres vivos, muitas vezes invisíveis à vista desarmada, é a técnica utilizada para esta mostra de imagens em grande formato. A fauna e a flora do Parque são evidenciadas num universo imenso e pouco explorado, causando a admiração e o deslumbre do público por este outro mundo escondido que também nos rodeia.

Obras Primas de Nicolás Mülle em Cascais
Nicolás Müller (1913-2000), nascido na Hungria no seio de uma família judaica, começou as suas viagens em 1938 fugindo às perseguições nazis na Europa Central. Já tinha, nessa altura, dado início ao seu trabalho, investigando a situação social da Hungria, com fotografias em que denuncia a situação quase feudal do camponeses. Por meio de um vasto conjunto de obras, esta exposição, que integra a programação de Mostra Espanha 2015, dá conta da trajectória do fotógrafo desde a Hungria natal até França, Portugal e Marrocos, para chegar por fim a Espanha em 1947. As obras primas podem ser apreciadas no Centro Cultural de Cascais, de terça a domingo até dia 17 de abril.

Fall in Love no Urban Market das Cardosas
Este fim de semana, o Urban Market está de regresso à Praça das Cardosas, desta vez sob o mote Let’ Fall in Love. De sexta-feira a domingo, das 11h00 às 19h00, há ofertas ligadas ao design, à moda, à arte, à joalharia e à gastronomia. Como é habitual, há também animação paralela. Pelas 17h00 de domingo o músico Ludgero Rosas apresenta ao piano o seu trabalho “Esboço de Mim”.

À volta de nada ou falar do que não tem nome
William Burroughs chamou os artistas de fazedores de mapas. Não no sentido da escrita de uma geografia delimitada por fronteiras e sistemas, mas antes porque eles criam uma cartografia poética que tenta dar significado e moldar o mundo em que vivemos. Os artistas têm a capacidade de falar daquilo que ainda não tem nome. Assim é o trabalho de Nicolás Paris: uma tentativa de resistência poética a convenções, regras e crenças com o intuito de descobrir novas possibilidades de olhar e de experienciar os lugares onde nos encontramos. A exposição pode ser vista até dia 3 abril no Museu Coleção Berardo.

Coimbra BD – Mostra Nacional de Banda Desenhada
Com vista a promover e dar conhecer a Banda Desenhada e algumas das atividades com ela relacionadas, como a ilustração, o cinema e os videojogos, a Coimbra BD acontece este fim de semana na Casa Municipal da Cultura de Coimbra. A mostra inclui venda de livros, revistas e outras edições de Banda Desenhada, material de merchandising, exposições de desenhos originais e de estatuetas BD, desfile de Cosplay, apresentações de obras, filmes de animação, tertúlias com autores e sessões de autógrafos. Está ainda previsto um direto radiofónico, por parte da Rádio Universidade de Coimbra, com a participação do público em geral. O evento decorre até este domingo às 18h00.