Saúde & bem-estar

Saiba quais os problemas de saúde mais comuns em cada profissão

A Associação Americana do Coração (AHA, na sigla em inglês) decidiu fazer um ranking dos empregos menos saudáveis e identificou os problemas de saúde mais frequentes nos diferentes setores.

Nesse sentido, a instituição analisou os dados sobre pressão arterial, índice de massa corporal, colesterol, açúcar no sangue, atividade física, hábito de fumar e qualidade da dieta de 5.566 trabalhadores norte-americanos. Nenhum deles tinha problemas do coração no início do estudo.

Uma vez terminada a pesquisa, os investigadores viram que, apesar de 88% não fumarem e 78% terem nível de açúcar no sangue considerado normal, apenas 40% “tinham uma saúde cardiovascular boa”.

Essas são as condições de saúde que a associação identificou por setores económicos nos Estados Unidos.

Transporte: o principal problema que a AHA identificou entre motoristas de autocarros, comboios e camiões é o tabagismo. Quase um quarto dos entrevistados (22%) eram fumadores. Isso faz com que tenham um risco maior de sofrerem doenças cardíacas ou até um AVC.

Secretárias e cargos administrativos: são funções exercidas exclusivamente em escritórios, onde muitos nem sequer se levantam para comer. Isso faz com que 68% destes trabalhadores tenham hábitos alimentares pouco saudáveis. Além disso, 69% deles têm colesterol alto e só 82% realizam atividades físicas regularmente.

Indústria alimentícia: as pessoas que trabalham neste setor são as que têm a pior dieta. Mais de três quartos dos que participaram no estudo (79%) têm maus hábitos alimentares.

Serviços de segurança: dos policias, bombeiros e outros profissionais de segurança que fizeram parte da pesquisa, 90% são propensos a ter sobrepeso ou obesidade, 77% têm níveis maus de colesterol e 35% sofrem de pressão alta.

Cargos de gestão e profissionais liberais: é o setor mais “saudável”, tendo em conta que um terço dos entrevistados desta área estão no peso ideal, 75% fazem exercícios físicos regularmente e só 6% fumam. Ainda assim, a associação ressalta que 72% deles têm maus hábitos alimentares.

Além dos cargos de gestão e dos profissionais liberais, também estão entre os setores mais saudáveis os profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) e os setores de arte, entretenimento, meios de comunicação e desporto.