Saúde & bem-estar

Uso diário de aspirina para prevenir doenças

Pessoas com mais de 50 anos devem tomar uma dose de aspirina por dia para prevenir ataques cardíacos, acidente vascular cerebral (AVC) e cancro colo-rectal. A recomendação da US Preventive Services Task Force (USPSTF) é valida para adultos com idades entre 50 a 69 anos que tenham risco aumentado de problemas cardiovasculares.

A orientação foi publicada na segunda-feira no Annals of Internal Medicine.

Esta é a primeira vez que o grupo de especialistas recomenda a aspirina como forma de prevenir doenças cardiovasculares e cancro do cólon.

No entanto, a nova orientação aplica-se apenas a pessoas que não tenham risco aumentado para sangramento gastrointestinal e com pelo menos 10 anos de expetativa de vida. Enquadram no perfil também aqueles que têm, há mais de uma década, uma probabilidade de 10% ou maior de risco de ataque cardíaco ou AVC.

“Antes de começar a tomar aspirina para a prevenção, as pessoas com idades entre 50 e 69 devem falar com o médico para compreender o risco de doença cardiovascular e risco de hemorragia”, frisa Kirsten Bibbins-Domingo, presidente da USPSTF e professora de medicina e de epidemiologia e bioestatística na Universidade da Califórnia, San Francisco.

De acordo com os especialistas, uma dose baixa de aspirina (81mg) por dia seria mais benéfica para pessoas com idades entre 50 e 59 anos. Já aquelas na faixa-etária entre 60 e 69 anos devem conversar com o médico sobre qual seria a dosagem mais indicada, já que o medicamento pode aumentar o risco de hemorragia e estas pessoas já correm maior perigo devido à idade.