Cultura

Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís deixa de ter idade limite

O júri do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís decidiu abolir o limite de idade de 35 anos, por “estar a condicionar o aparecimento de novos valores”, anunciou a Estoril Sol, que instituiu o galardão, em 2008.

“Foi eliminado do Regulamento do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís, promovido pela Estoril Sol, o limite dos 35 anos de idade, cláusula que o Júri considerou estar a condicionar o aparecimento de novos valores. Com a abolição desta norma considerada restritiva, a Estoril Sol vai ao encontro do desejo manifestado por numerosos candidatos ao concurso, que se viam impossibilitados de nele participarem”, refere o comunicado.

Porém, mantém-se a obrigatoriedade do romance concorrente ser inédito, e de o autor ser português, “sem qualquer obra publicada no género”.

O valor do Prémio é, este ano, de dez mil eurose o júri será presidido por Guilherme d’Oliveira Martins, do Centro Nacional de Cultura.

O prazo previsto para a receção das obras originais para a 9.ª edição do Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís termina no próximo dia 31 de maio.