Atualidade

Morreu Manuel de Castro e Brito

Manuel Efigénio Cano de Castro e Brito, presidente da ACOS-Agricultores do Sul, a entidade organizadora da Ovibeja, morreu esta terça-feira, vítima de doença súbita.

O histórico dirigente da ACOS e da Ovibeja, de 65 anos, ter-se-á sentido mal esta madrugada. Chamados à residência do agricultor em Baleizão, concelho de Beja, os Bombeiros acabaram por declarar o óbito por volta das 3h30.

Aquele que foi considerado desde o início como “o rosto da Ovibeja” nasceu a 25 de setembro de 1950. Natural de Baleizão era agricultor desde 1974. Era presidente da direcção da ACOS e da Comissão Organizadora do evento desde 1989. Era ainda dirigente da FAABA – Federação das Associações de Agricultores do Baixo Alentejo, desde 2004.

Na sessão de inauguração da Ovibeja de 2005, foi distinguido pelo então presidente da República, Jorge Sampaio, como comendador com o grau de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial – Classe Mérito Agrícola. Dois anos antes, em 2003, a Assembleia Municipal de Beja condecorou-o com a Medalha de Mérito Municipal (Grau Prata).

O corpo de Castro e Brito estará em câmara ardente na Igreja do Carmo, em Beja, até às 10h00 de amanhã (quarta feira) altura em que decorrerá a missa de corpo presente, seguindo depois o funeral para o Cemitério de Beja.