Saúde & bem-estar

Colar ajuda as pessoas a perder peso

Cada alimento que ingere faz um barulho diferente ao ser mastigado. Assim, o cientista da computação Wenyao Xu, da Universidade de Buffalo, nos EUA, propôs-se a criar um sistema capaz de identificar o que está a comer pelo som que emite ao mastigar.

O AutoDietary é um colar com um microfone, que regista o som feito na mastigação e é comparado com uma biblioteca de sons através de uma aplicação no smartphone. Desta forma, o sistema tenta identificar automaticamente o que a pessoa está a ingerir, para que possa ter controlar melhor a sua dieta.

O AutoDietary apresenta vantagens em relações a muitas apps que existem no mercado. Por exemplo, qualquer um que já tenha usado uma aplicação para controlar a dieta sabe que é difícil habituar-se a incluir manualmente o que comeu durante o dia na app. A proposta de Xu é eliminar este passo desagradável e talvez ajudar as pessoas a monitorizar melhor o que ingerem para combater a obesidade e a diabetes.

O dispositivo ainda está em fase inicial de desenvolvimento e ainda vai mudar muito antes de se tornar um produto real. No pequeno teste feito com 12 pessoas, cada uma pode beber água e comer maçãs, cenouras, bolachas, amendoins, nozes e batatas fritas. O colar reconheceu o alimento correctamente em 85% das vezes.

Porém, a técnica tem as suas limitações. É praticamente impossível distinguir pelo som água e refrigerantese cada um tem um índice nutritivo completamente diferente. Também seria difícil distinguir entre um pão simples e um pão com recheio.

A ideia de Xu para ultrapassar esta limitação seria um biomonitor que meça os níveis de açúcar no sangue e faça outras leituras do corpo para determinar o valor nutricional da comida. Juntamente com o colar, o sensor poderia ter uma medição melhor dos alimentos.