Saúde & bem-estar

Uso de antibiótico pode aumentar vulnerabilidade a DST

Tomar antibióticos pode aumentar o risco de uma mulher contrair uma doença sexualmente transmissível (DST), de acordo com um estudo realizado com ratos. Isto porque o medicamento pode eliminar, também, bactérias presentes na vagina que funcionam como barreira contra micro-organismos causadores de doenças.

Cientistas coreanos e japoneses descobriram que esse desequilíbrio na microbiotíca vaginal resulta no aumento de um composto que bloqueia as células T do sistema imunológico, impedindo que migrem para os tecidos vaginais para combater infecções.

A equipa, coordenada por Ji Eun Oh, do Instituto Avançado de Ciência e Tecnologia da Coreia, chegou à conclusão após realizar uma experiência com ratos – uma parte foi tratada previamente com antibióticos e a outra parte não. Os animais tratados foram infectados com o vírus do herpes (HSV-2) bem mais rápido que o grupo de controlo.

Todas as cobaias tratadas com antibióticos antes de serem expostas ao vírus morreram cerca de dez dias após a infecção. Para os autores, os resultados indicam que o desequilíbrio na microbiotíca vaginal leva a um grave defeito na protecção antiviral, o que ainda precisa de ser confirmado em humanos.