Saúde & bem-estar

Exame de sangue rápido pode diminuir o uso desnecessário de antibiótico

Um grupo de cientistas desenvolveu um novo exame sanguíneo capaz de detetar, em até duas horas, se uma infeção é causada por vírus ou bactéria. De acordo com os pesquisadores, atualmente o diagnóstico clínico destas infeções é impreciso e os exames laboratoriais são demorados, o que leva ao uso excessivo de antibióticos.

Para desenvolver o exame, os pesquisadores analisaram amostras de sangue de mais de mil pacientes. Inicialmente, o grupo procurou identificar proteínas do sistema imune, cuja produção é desencadeada exclusivamente por vírus ou bactérias. Em seguida, foram desenvolvidos marcadores, utilizados no novo exame de sangue, que identificam estas proteínas e detetam com precisão as causas da infeção. Este exame é realizado em laboratório, mas os cientistas já estão a trabalhar numa forma de transformá-lo num dispositivo portátil.

Embora os resultados da pesquisa tenham mostrado que o novo exame acertou na maioria dos diagnósticos, a MeMed afirma que o teste não dispensa a avaliação clínica de um médico nem outros exames de apoio. No entanto, para os cientistas, a rapidez deste método pode ajudar a evitar o uso inapropriado de antibióticos e melhorar a rapidez e prescrição de um tratamento adequado.

O uso excessivo de antibióticos é uma preocupação para os médicos e para a Organização Mundial da Saúde (OMS), pois a prática contribui para a disseminação da resistência ao medicamento. De acordo com um relatório da instituição divulgado no ano passado, essa condição é uma ameaça global à saúde pública.