Atualidade

Nadadora luta contra cancro e não desiste dos Jogos Olímpicos

Medalhista de ouro, prata e bronze nos últimos três Jogos Olímpicos em Natação na categoria de 100 metros estilo livres, Inge Dekker, de 30 anos, foi diagnosticada com cancro do colo do útero.

A doença apanhou a nadadora holandesa numa fase em que está em contagem decrescente para mais uma edição dos Jogos Olímpicos, mas ela não afasta a participação nas provas para as quais já garantiu mínimos para estar no Rio de Janeiro.

Através de um comunicado, a Federação Holandesa de Natação garantiu que o tratamento de Inge é agora a prioridade, mas ela não está disposta em abdicar do fruto de muito tempo de preparação.

“É, obviamente muito assustador quando se recebe esta notícia. Durante três anos, estive apenas preocupada com os Jogos Olímpicos no Rio e, depois acontece isto. De repente, a vida está tranquila e podemos ver como tudo é relativo. Apesar disso, eu aprendi a olhar com confiança para o futuro”, confessou a atleta.

Nesta fase, a livrista tem contado com o apoio do namorado, Bas Looman, com quem está há mais de sete anos, além das atenções dispensadas por treinadores e outros familiares.

Inge Dekker e o namorado, Bas Looman
Inge Dekker e o namorado, Bas Looman