Atualidade

Jorge Pina motiva a superar obstáculos

“A Visão Depois da Cegueira” verbaliza a vida de Jorge Pina que ficou cego há cerca de dez anos e titula a obra lançada a 18 de janeiro e, este sábado, apresentado no Porto pelo manequim e amigo Ricardo Guedes.

“Este livro tem como objetivo inspirar e motivar pessoas para ultrapassarem as dificuldades das suas vidas. Além disso, é uma forma de partilhar a minha história com o público”, explicou o atleta paralímpico à Move Notícias.

Jorge Pina, que perdeu a visão em 2006 quando se preparava para o mundial de boxe, acredita que muitas pessoas vão rever-se na sua história: “A mensagem que quero passar é que, com força de vontade, podemos ultrapassar os obstáculos e essa força de vontade está dentro de todos nós”.

O atleta, de 38 anos, assumiu que há um Jorge antes e outro depois da cegueira. “Agora sou mais moderado, mais consciente da vida e do mundo. Comecei a mergulhar mais dentro de mim e a ter uma visão diferente das pessoas”, acrescentou.

Apesar do otimismo com que enfrenta o dia-a-dia, não esconde que a falta de visão lhe “roubou” alguns prazeres da vida: “Sinto saudades de ver o céu, o pôr-do-sol…apreciar as pequenas coisas a que antes não dava importância. Além disso, gostava de poder acompanhar o crescimento dos meus filhos”.

Atualmente, o atletismo fez superar o abandono dos ringues, e é hora de se preparar para a participação na Maratona de Londres, com o objetivo de se apurar para os Jogos Olímpicos, no Rio de Janeiro.

Recorde-se Jorge Pina, em 2008, representou Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim, e repetiu o feito em 2012, em Londres. Em 2010, conquistou a medalha de prata na Maratona de Paris e fundou a Associação Jorge Pina, onde entusiasma os mais jovens a superarem-se.

Fotos: José Gageiro