Cultura

Iñárritu premiado por Sindicato de Realizadores Americanos

Alejandro González Iñárritu arrecadou mais um prémio graças a “The Revenant – O Renascido”, desta vez atribuído pelo Sindicato dos Realizadores Americanos. O cineasta já tinha ganho o mesmo prémio o ano passado por “Birdman”.

Visivelmente emocionado, Iñárritu recebeu o troféu das mãos de Tom Hooper e sublinhou não estar mesmo nada “à espera de ganhar este prémio, a sério. Estou… paralisado. Os homens duros não choram foi isso que o Ridley (Scott) disse hoje”.

Na categoria de Melhor Realizador de Documentário, o vencedor do troféu da DGA foi para Matthew Heineman por “Cartel Land”, sobre o combate à droga no México, e que também está nomeado ao Óscar de Melhor Documentário. Na cerimónia foi inaugurado um novo troféu, de Melhor Estreia na Realização de Longa-Metragem, que foi para Alex Garland, pelo muito elogiado “Ex-Machina”.

Na área da televisão, David Nuter ganhou o prémio na categoria de Drama pelo episódio “Mother’s Mercy” da série “A Guerra dos Tronos” e Chris Addison arrebatou o troféu na categoria de Comédia pelo episódio “Election Night” da série “Veep”. Des Rees ganhou o prémio referente a Filme ou Minisérie pelo telefilme “Bessie”.