Lifestyle

Sugestões: Fim de semana com entrada livre

Com o fim de semana à porta saiba como se pode divertir sem ter de pagar nada.

Feira Popular em Lisboa
A Feira Popular passou o Natal na doca de Alcântara e aqui permanece até dia 25 de janeiro. Além de ter entrada gratuita, conta com um parque de estacionamento para 500 carros, também gratuito. As portas abrem às 16h00 aos dias de semana e às 15h00 ao fim de semana e feriados. Além dos habituais carrosséis, a feira integra ainda o circo Chen, a casa dos espelhos, a roda gigante e os habituais comes e bebes.

A Arte Interior de Siza Vieira
O Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa, acolhe até dia 31 a exposição “A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos” que procura dar a ver como o arquitecto Álvaro Siza Vieira complementa os espaços que projeta com a criação de objectos, em sintonia com os princípios de um processo projetual que reflete o conceito de Obra de Arte Total. Funciona de de terça a domingo a partir das 10h00.

Animação em Bombarda no Porto
Este sábado é dia de inaugurações simultâneas em Miguel Bombarda. Além de visitas guiadas às galerias, há animação de rua no primeiro ciclo das Inaugurações de Bombarda em 2016. Três visitas guiadas às galerias de arte contemporânea, uma performance de rua (das 17h00 às 17h45 e das 18h15 às 19h00, o público é convidado a interagir com dois artistas no Knit Point, ajudando a desenrolar um grande novelo que vai tecendo a cidade) e um workshop de gravuras (que disponibiliza matrizes em metal para o público experimentar a magia do mundo das técnicas de impressão) integram a festa. Para que não falte energia a ninguém, também há um Bar da Água na zona pedonal e vários aguadeiros a distribuir água quente aromatizada com limão, numa ação conjunta com a Águas do Porto. A partir das 16h00.

Porto Antistress no ano novo
O Porto Antistress é um programa de corridas e caminhadas organizadas e monitorizadas por profissionais de educação física, com o acompanhamento de técnicos de saúde. As atividades decorrem sempre ao domingo de manhã, pelas 10h00, de quinze em quinze dias, no Parque Oriental da Cidade do Porto. Só precisa de aparecer devidamente equipado!

Glórias do Rally de Portugal em Arganil
A exposição “Arganil – Capital do Rally” é inaugurada este sábado, dia 16, pelas 15h30, e conta neste dia com a presença de algumas glórias do Rally de Portugal que, em jeito de tertúlia darão o seu testemunho daqueles que foram os tempos áureos desta competição. Rui Madeira, campeão do mundo e bicampeão nacional na categoria de produção e o seu copiloto Nuno Rodrigues da Silva; Carlos Bica, arganilense e tetracampeão nacional e o seu copiloto Fernando Prata; Jorge Ortigão, forte participante da equipa Toyota-Salvador Caetano e vice-campeão em 1984 e, António Pinto dos Santos, com a mítica e perseverante 4L “de xisto” são os convidados especiais para a celebração. Numa coleção de 12 míticos carros, fotografias, objetos pessoais de pilotos e outros items, a mostra mantém-se patente na Antiga Cerâmica Arganilense até ao dia 6 de março.

Orvalho no NorteShopping
O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura no sábado,  dia 16, às 19h00, uma Exposição coletiva da autoria Agnelo Jesus, Alexandre Coxo e Cláudia Cibrão, intitulada “Orvalho”. Patente ao público até 7 de fevereiro, a exposição apresenta o mais recente trabalho destes novos artistas, num total de mais de 20 peças de pintura e fotografia que irão estar dispostas nos dois pisos da Galeria: no piso superior, serão apresentados os trabalhos de Cláudia Cibrão e Alexandre Coxo e, no piso inferior, serão instalados os trabalhos de Agnelo Jesus. Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), a Exposição “Orvalho” pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 20h00 e, aos fins de semana, das 12h30m às 22h00.

Despertares pelas cores nas Caves Cálem
Os percursos individuais de um itinerário coletivo são o foco da exposição “Despertares pelas Cores” que será inaugurada no próximo dia 16 de janeiro, às 16h00, nas Caves Cálem, onde ficará patente até 10 de abril. A mostra está aberta ao público diariamente entre as 10h00 e as 18h00, nas Caves Cálem, em Vila Nova Gaia.

Retornar – Traços de Memória em Lisboa
Retornar – Traços de Memória pro­põe, ao longo de qua­tro meses e em vários espa­ços, uma refle­xão sobre os 40 anos da vinda das ex-colónias por­tu­gue­sas de África, atra­vés de deba­tes, tea­tro, per­for­man­ces, visi­tas comen­ta­das e inter­ven­ção urbana na zona ribeirinha. Retornar – Traços de Memória é uma ini­ci­a­tiva da EGEAC, desen­vol­vida pelas Galerias Municipais de Lisboa, que assi­nala os 40 anos do movi­mento que ficou conhe­cido por retorno das ex-colónias por­tu­gue­sas e teve o seu auge na ponte aérea de 1975. Até 29 fevereiro, na Galeria Av. da Índia de terça a sexta das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e sábado e domingo entre as 14h00 e as 18h00.