Atualidade

Obama junta-se à discussão sobre a polémica dos Óscares

O presidente norte-americano falou sobre a polémica das nomeações para os Óscares, que não incluem atores negros. “Acredito que, quando se conta a história de toda a gente, então isso faz com que exista uma arte melhor. Isso colabora com um entretenimento melhor, faz que todos se sintam parte de uma única família americana”, disse Obama ao canal ABC.

“Acho que, em geral, a indústria deve fazer o que qualquer outra indústria deve fazer, que é procurar talentos, oferecer oportunidades a toda a gente… E acho que o debate dos Óscares é, na realidade, uma expressão desta questão mais ampla. Estamos a garantir que todos tenham uma oportunidade justa?”, acrescentou.

Pelo segundo ano consecutivo, a ausência de atores negros às nomeações na disputa pela estatueta dourada levou a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a aprovar, esta semana, o aumento até 2020 do número de mulheres e de representantes de minorias que integram a instituição.

Recorde-se que esta polémica levou a que algumas celebridades declarassem boicote à cerimónia, que se realiza no dia 28 de fevereiro. Os atores Will mith e Jada Pinkett-Smith e o realizador Spike Lee já vieram a público revelar que não vão marcar presença na entrega dos famosos prémios, como forma de protesto.