Cultura

Leilão de réplicas de obras do Museu de Arte Antiga rendeu 33 mil euros

O leilão online de 27 réplicas de obras-primas do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) rendeu um total de 33.290 euros, segundo os dados da leiloeira Palácio do Correio velho, em Lisboa.

O leilão encerrou no domingo à noite, depois de quatro dias de licitações, e o valor da venda das réplicas será usado pelo MNAA para a compra do quadro “A Adoração dos Magos”, de Domingos Sequeira (1768-1837).

No leilão online, as obras que atingiram valores mais elevados foram “Retrato de D. Francisco de Almeida”, pintado no século XVI por um autor desconhecido, que rendeu 2.900 euros, seguida de uma vista panorâmica do Mosteiro dos Jerónimos e da praia de Belém, réplica da pintura de Filipe Lobo (1650-1673) e foi arrematada por 2.800 euros.

Em terceiro lugar nas preferências surge outra obra de autor desconhecido também do século XVI, um “Retrato de D. Afonso de Albuquerque”, que atingiu 2.700 euros.

As 27 réplicas que estiveram expostas nas ruas de Lisboa entre setembro e dezembro do ano passado, no âmbito da mostra ComingOut, organizada pelo MNAA, partiram para a licitação com uma base de cem euros cada.