Tozé Santos e Sá

Advogado

Transparência turva em dias de tempestade

O ano está quase a chegar ao fim, mas ainda é cedo para balanços, até porque ainda há muitas festas na agenda, vestidos emprestados e falsidades embrulhadas como presentes nesta época de dar e receber.

Por estes dias, dou comigo cansado de tanta hipocrisia… Ela está na rua, no papel, na internet e na televisão, como que perseguindo leitores e telespetadores que, entre desgraças da vida real e circo mediático, já não sabem se hão-de rir ou chorar.

Os blogues continuam a apregoar moral como se fossem soberanos, mesmo que a coerência não os acompanhe. Há quem use revistas para atacar e, mais tarde, pegando no mal alheio, fale da vida mostrando apoio na página onde promove marcas e afins.

Quando se quer o bem, faz-se, sem exibicionismos para inglês ver. A solidariedade não existe para a fotografia, mas tudo parece baralhado numa sociedade sem valores, com muito brilho e demasiada aparência.

Na caixinha mágica, num mesmo formato, vejo o trigo e depois o joio, como se não houvesse critério para escolher convidados. E fico ainda mais baralhado quando, em pleno século XXI, a orientação sexual serve de bandeira para promoção. Sendo assim, coitados dos heterossexuais!

Por mim, sigo bem acompanhado para tirar uns apontamentos entre diques… Até terça!