Lifestyle

Sugestões: Atividades de fim de semana à borla

No último fim de semana antes do Natal divirta-se em eventos sem ter de gastar nada. Veja as nossas sugestões:

Grande festa da curta-metragem em 24 cidades
Todos os anos, por volta do dia 21 de dezembro, o hemisfério norte entra na estação mais fria devido ao Solstício de Inverno, naquele que é o dia mais curto do ano. Este fenómeno astronómico inspirou a criação da festa que celebra o cinema no formato curto: O Dia Mais Curto. Em Portugal, o evento é organizado pela Agência da Curta Metragem e vai percorrer novamente o país de norte a sul, passando também pelos arquipélagos. Abrantes, Albufeira, Almada, Barcelos, Braga, Cascais, Castro Verde, Coimbra, Faro, Funchal, Guimarães, Leiria, Lisboa, Maia, Matosinhos, Oeiras, Ponta Delgada, Ponte de Lima, Porto, Sardoal, Vila do Conde, Vila Nova de Famalicão, Vila Nova de Gaia e Viseu vão receber sessões de curtas-metragens, nacionais e internacionais, para adultos e crianças, através de programas próprios associados ao evento, ou das sessões disponibilizadas pela Agência da Curta Metragem. A Metro do Porto associa-se à iniciativa exibindo, em algumas estações e carruagens, curtas-metragens de animação durante todo o dia 21 de dezembro. Também a cadeia de lojas Fnac voltará a exibir sessões em alguns dos seus estabelecimentos. “Panorama Nacional”, “Europa em Curtas”, “Contos à Sombra das Árvores”, “Curtinhas” e duas sessões especiais, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, e no Teatro Municipal de Vila do Conde compõem o programa que pode ser consultado na totalidade no site d’O Dia Mais Curto.

Mercado de Agricultores nos Restauradores
A primeira edição do CAP Mercado de Agricultores decorre este fim de semana, em Lisboa. Com lugar marcado na Praça dos Restauradores conta com a presença de 30 empresas de todo o país. Depois desta primeira edição, o CAP Mercado de Agricultores decorrerá mensalmente em praças emblemáticas da capital com o objetivo de fazer chegar ao grande público “o melhor que a terra nos dá”, contribuindo para a divulgação, estímulo e sustentabilidade de produções tradicionais que, muitas vezes, pela sua reduzida dimensão, têm dificuldade em penetrar no circuito comercial das grandes redes de distribuição. A generalidade dos produtos apresentados no Mercado é produzida com admirável persistência, engenho e criatividade, representando verdadeiros exemplos de empreendedorismo e dedicação.

Pai Natal chega de bicicleta a de Monção
No domingo, dia, pelas 15h00 o Pai Natal chega ao centro histórico de Monção montado em bicicleta em vez do habitual trenó puxado por renas. A iniciativa pertence ao Clube de Cicloturismo de Monção que, pelo quinto ano consecutivo vai distribuir rebuçados e chocolates pelos mais pequenos na Praça Deu-la-Deu Martins depois de um percurso que começa em diferentes freguesias do concelho. Se este domingo o Pai Natal vai aparecer de bicicleta, no dia 24, quinta-feira, vai fazê-lo de barco. Por volta das 15h00, “atraca” no Cais da Lodeira, em Monção, e no embarcadoiro, em Salvaterra do Miño, trazendo muitas surpresas para a pequenada.

Oficinas de Natal na Biblioteca
Até dia 23 de dezembro a Biblioteca de S. Mamede de Infesta acolhe diversas oficinas para que as crianças possam passar o Natal a Criar! As oficinas de expressão plástica acontecem nos dias 21, 22 e 23 de dezembro, das 10h30 às 12h00. A atividade é gratuita mas requer inscrição prévia pelo email [email protected] ou através do tel. 229 069 850

Sessões relaxadas nas Virtudes
Depois de terem animado o verão no Jardim das Virtudes, as Lazy Sessions vão até à Baixa para animar o local junto à Árvore de Natal da cidade. As Porto Xmas Lazy Sessions decorrem ao domingo ao fim da tarde e a última é este dia 20. A música começa sempre às 17h30, momento em que se ligam diariamente as iluminações natalícias nas ruas, e ouvir-se nos Aliados até às 19h30. Em dezembro, também Saphir Cristal regressa aos Aliados com histórias e panquecas encantadas. As próximas são contadas dia 20, num conjunto de oficinas de contos ligadas à quadra festiva. Estão previstas duas oficinas de 45 minutos: uma entre 15h15 horas e outra às 16h30.

Concertos de Natal em Sesimbra
Os sons natalícios animam o concelho de Sesimbra no domingo, dia 20, às 16h00, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Água, na Quinta do Conde, promovido pelo movimento associativo da freguesia, com a participação do Coro da Igreja de Nossa Senhora da Esperança, Grupo Coral A Voz do Alentejo, Grupo de Cavaquinhos e Vozes da Associação Musical e Cultural Conde I, Grupo Coral Arco-íris e Tuna da Universidade Sénior da Quinta do Conde. A entrada em todos os concertos é gratuita.

Jazz e canto lírico no Porto
Nos fins de semana de dezembro, o ciclo de concertos Natal à Porta vai animar a Baixa. A música vai soar à entrada de três emblemáticos edifícios da cidade e o público será bem-vindo para ficar à porta. Aos sábados, as honras estarão a cargo da associação Porta-Jazz, que levará diferentes bandas aos locais. E, aos domingos, as vozes serão do grupo Ópera Intermezzo, formado pelos tenores Manuel Soares, João Miguel Gonçalves e Rui Fernandes. O trio irá apresentar um vasto repertório: Feliz Navidad, Cielito lindo, Funiculi funicular, Tannenbaum, Nella Fantasia, Torna a Surriento, Noite Feliz, O Sole Mio, Adeste Fideles, Brindisi, La Traviata, ou Minuit Chretian. Todos os concertos do ciclo Natal à Porta começam às 15h30 e têm acesso livre.

“As Portas Encantadas” no Terreiro do Paço

O Terreiro do Paço é palco de um espetáculo gratuito de vídeo mapping “As Portas Encantadas”, até dia 20 de dezembro, para celebrar a época natalícia. O tema parte da ideia do Calendário do Advento, conhecido por fazer as delícias de pequenos e graúdos, por todo o mundo, na contagem dos dias até ao tão esperado dia de Natal. Com projeção na fachada do Arco da Rua Augusta, a animação está a cargo de uma equipa de duendes que, entre brincadeiras e trapalhices, abre cada uma das portas dos dias e, assim, guia os espetadores num fantástico percurso repleto de surpresas visuais e sensoriais. O espetáculo sobre a magia e encantos da época natalícia, conta com elementos como uma banda de bonecos antigos, um castelo de doces, patinadores de gelo, uma viagem a uma floresta encantada, meias de crochet penduradas, pautas de música, uma cascata de bolas de Natal, presentes, globos de neve e uma varinha de mágico. De entrada gratuita, às 19h00, 20h00 e 21h00, o espetáculo tem a duração de 15 minutos e é dividido numa narrativa com 25 momentos distintos que exploram universos visuais esteticamente muito apelativos, pelas cores fortes e formas utilizadas, onde os conteúdos se sucedem com grande ritmo.

Natal no Jardim da Estrela
O Crafts & Design no Jardim da Estrela propõe uma Edição Especial de Natal nos dias e 19 e 20, das 10h00 às 18h00. Tudo para que os visitantes não percam a oportunidade de comprar os presentes mais especiais para a quadra natalícia. Longe das filas, da azáfama e da confusão habitual da época, o segundo maior jardim de Lisboa recebe cerca de uma centena de projetos de autor nas áreas do design e do artesanato contemporâneo.

Boavista Christmas Market
“30 at Boavista”, movimento organizado pelo comércio tradicional da Avenida da Boavista, promove o “Boavista Christmas Market” até dia 24 de dezembro, com ofertas especiais e horários alargados. O objetivo desta iniciativa é promover o comércio tradicional e convidar a cidade a conhecer a nova Avenida da Boavista, que sofreu um intensivo processo de renovação este ano. No total são 30 entidades, 27 lojas e 3 parceiros oficiais, que se associaram para celebrar a época natalícia na Avenida com eventos, condições especiais e horários alargados aos fins de semana e feriados.

Aldeia de Natal em Vila Real de Santo António
Até dia 6 de janeiro, a Praça Marquês de Pombal, em Vila Real de Santo António, transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante. Diariamente, entre as 10h00 e as 19h00, com entrada livre, a Aldeia de Natal apela ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias. Todas as atrações serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis. Durante cinco semanas, um programa diário de animação para toda a família propõe ainda um recital de música, corridas de pais natais e uma mega aula de zumba solidária. A isto, soma-se uma exposição de árvores de natal, no Centro Histórico de VRSA, com peças elaboradas por alunos do pré-escolar.